Título: Em busca do calor do povo
Autor:
Fonte: O Globo, 23/06/2011, O País, p. 5

Presidente faz agenda popular, no São João de Caruaru, em Pernambuco

CARUARU. A presidente Dilma Rousseff participou ontem do São João de Caruaru, que reúne um milhão e meio de pessoas durante todo o mês, de 4 a 29 de junho. Ciceroneada pelo governador Eduardo Campos (PSB), Dilma desembarcou às 19h50m no aeroporto de Caruaru e seguiu para o Alto do Moura, considerado pela Unesco o maior centro de artes figurativas da América Latina, um museu instalado na casa onde viveu o artista Mestre Vitalino. Lá ficam até hoje os discípulos do artista, mais de 600 artesãos que sobrevivem das esculturas de barro retratando o cotidiano do semiárido.

A presidente cumprimentou centenas de populares que a aguardavam no meio da rua. Distribuiu acenos, abraços e beijos. No museu, foi recebida por Severino Vitalino, filho do Mestre, e ganhou uma peça que retrata uma cena de vaquejada. Dilma ganhou também uma miniatura da artesã Marliete Rodrigues, filha de Zé Caboclo, um dos discípulos de Vitalino.

A festa reúne mais de 300 artistas populares. A presidente já havia ido à cidade em 2009, quando era pré-candidata à Presidência. No ano passado, foi em Caruaru que Dilma encerrou a campanha no Nordeste, onde teve uma das manifestações mais calorosas da campanha:

- Volto porque é uma das festas mais bonitas do Brasil (o São João). Sinto imensa alegria pelo calor do povo, pela dívida com o povo pernambucano.