Título: Dilma nomeia Lula para chefiar missão na África
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 28/06/2011, O País, p. 11

Ex-presidente representará o Brasil em evento com presença de 53 países da União Africana

BRASÍLIA. Seis meses após ter deixado o Palácio do Planalto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai representar oficialmente o governo brasileiro na assembleia geral da União Africana, a partir de hoje. A nomeação foi assinada pela presidente Dilma Rousseff. Lula será o chefe da missão especial do governo na reunião dos países africanos, que ocorrerá na Guiné Equatorial até a próxima sexta-feira. Trabalhar em prol dos países africanos é uma das ações estabelecidas por Lula para o Instituto da Cidadania.

Ao deixar a Presidência, Lula disse que pretendia levar aos países pobres, especialmente da África e da América Latina, a experiência brasileira na área social. Há dez dias, o ex-presidente se encontrou com embaixadores africanos em Brasília para debater ações de seu instituto para difundir programas de inclusão social desenvolvidos em seus mandatos no Planalto.

A nomeação de Lula foi publicada ontem no Diário Oficial da União. A União Africana reúne 53 países. O encontro debaterá desenvolvimento sustentável e políticas sociais. Lula fará palestra quinta-feira a convite do presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo. Além de Lula, integram a missão os diplomatas Paulo Cordeiro de Andrade Pinto, subsecretário do Ministério de Relações Exteriores; Eliana da Costa e Silva Puglia, embaixadora do Brasil na Guiné Equatorial; e Isabel Cristina de Azevedo Heyvaert, embaixadora na Etiópia.