Título: Trabalho escravo flagrado em obras no Pará
Autor: Melo, Liana
Fonte: O Globo, 28/06/2011, Economia, p. 22

Concessionária de energia foi multada em R$500 mil

Após denúncias, 34 trabalhadores foram resgatados na cidade de Redenção, no Pará, prestando serviços para a Rede Celpa - Centrais Elétricas, a concessionária de energia elétrica do estado. Encontrados em situação análoga ao trabalho escravo, eles foram encaminhados para outra frente de trabalho.

A Celpa confirmou que, no último dia 9, recebeu notificação do Ministério Público do Trabalho (MPT), convocando-a a comparecer à cidade de Marabá, também no Pará, para prestar esclarecimentos sobre a acusação. Mas, segundo a empresa, a audiência teria sido adiada. A Celpa, que em 2008 já havia assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), foi multada em R$500 mil, sendo lavrados 22 autos de infração.

Segundo a procuradora do Trabalho Virgínia Ferreira, eles teriam sido contratados por "gatos" para prestar serviço à Eletro Júnior, terceirizada da Celpa. A concessionária disse que vai apurar as denúncias e, se confirmadas, suspender o contrato.

- Os trabalhadores foram contratados por um subempreiteiro sem idoneidade financeira e largados sem condições dignas ao ser humano: sem água potável, fazendo refeição em qualquer lugar do mato. O alojamento era muito precário, sem banheiro, chuveiro, ventilação e luz elétrica - disse Virgínia, contando que eles trabalhavam embaixo de rede de alta tensão sem equipamento de proteção e com jornada superior a 11 horas.

Segundo a procuradora, em 23 dias de serviço quatro pessoas sofreram acidente de trabalho. Eles disseram não ter recebido treinamento.