Título: Crise expõe chavismo sem herdeiros
Autor:
Fonte: O Globo, 04/07/2011, O Mundo, p. 24
Venezuelano aparece na TV com as filhas. Chanceler nega que doença tenha se agravado
CARACAS. Sem aliados carismáticos ou sucessores óbvios, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, fez ontem um esforço para mostrar que está diante de uma recuperação acelerada depois de anunciar ao país que se submeteu a uma cirurgia para extrair um tumor maligno. Mergulhada numa crise econômica e de governabilidade, a Venezuela enfrenta agora questionamentos quanto à legitimidade do comando de Chávez a partir de Cuba. O presidente apareceu na TV estatal ao lado das duas filhas e participou de reuniões com ministros, que foram a Havana.
A doença de Chávez pegou a oposição despreparada para lidar com o tema e tornou as eleições presidenciais de 2012 um cenário de incertezas. Caso se recupere rapidamente, opositores temem que ele use a doença como sinônimo de superação das adversidades. Se a convalescença durar mais do que o previsto, Chávez enfrentará dificuldades para apontar um substituto que tenha empatia com o povo venezuelano. A falta de informações sobre o real estado de saúde do presidente alimenta a insegurança e os questionamentos. Ele está em Cuba para fazer tratamento contra um câncer, cujo tipo não foi especificado. Médicos supõem que se trate de um tumor no cólon (parte do intestino grosso).
Maduro garante que não há metástase
Em Caracas, uma manifestação pró-Chavez reuniu milhares de pessoas. O vice-presidente da Venezuela, Elías Jaua, voltou a descartar a necessidade de declarar a ausência temporária de Chávez enquanto o presidente se submete ao tratamento no exterior. A oposição, no entanto, continua a insistir para que Jaua assuma a Presidência temporariamente, como estabelece a Constituição da Venezuela, em casos de estada prolongada do presidente no exterior.
A TV estatal venezuelana exibiu imagens de Chávez passeando em um jardim com as filhas Maria Gabriela e Rosa Virgínia, acompanhado pelo chanceler Nicolás Maduro, além do médico cubano que o atende, cujo nome não foi revelado. Maduro afirmou que Chávez está se recuperando bem, e que já pode fazer alguns exercícios. O chanceler disse que Chávez fez uma cirurgia de emergência em 11 de junho. Alguns dias depois, precisou fazer outra operação, para terminar de eliminar células cancerígenas na pélvis. Essa cirurgia durou seis horas e meia. Maduro negou, porém, que o câncer tenha se espalhado por outros órgãos.
Marcha em apoio ao presidente
CARACAS. Em meio a protestos da oposição que exige o licenciamento de Hugo Chávez, milhares de manifestantes tomaram ontem as ruas de Caracas em apoio ao presidente. Inicialmente programada para festejar o bicentenário da independência da Venezuela, a marcha se transformou num ato pró-Chávez, que não participará das celebrações marcadas para 5 e 8 de julho.
Em sua conta no Twitter, Chávez disse que está se recuperando muito bem. E o chanceler Nicolas Maduro reiterou que Chávez será candidato à reeleição em 2012. Isso, porém, não reduziu a preocupação de muitos de seus seguidores.
- Me senti muito mal. Tenho medo do que pode acontecer ao país, caso ele piore - disse o advogado Carlos Rojas, que participou da marcha ontem em Caracas carregando um cartaz com uma foto do presidente.