Título: No centro da disputa, o lucrativo mercado emergente
Autor: Berlinck, Deborah
Fonte: O Globo, 29/06/2011, Economia, p. 27

Ganhos na América Latina e na Ásia `salvam¿ resultados de Carrefour e Casino, com vendas na Europa em queda

LOJA DO Casino em Paris: Brasil liderou crescimento na América do Sul, com avanço de 13,1% nas vendas

deborah.berlinck@oglobo.com.br

PARIS. A batalha entre Carrefour e Casino pelo Brasil é parte de uma guerra muito maior. Com uma Europa em crise e a economia mundial se redistribuindo, os dois líderes franceses do setor de varejo lutam, na realidade, para abocanhar a promissora fatia de vários mercados emergentes, da América do Sul à Ásia.

Os dois grupos têm trajetórias e modelos bem diferentes. O Carrefour se tornou um gigante no mundo: o segundo, depois do americano Walmart, com presença em 34 países, mais de 475 mil empregados e um volume de negócios de 101 bilhões em 2010, em queda em relação aos 107 bilhões de 2009. Na Europa, é lider.

O grupo criado em 1959 em Annecy, cidadezinha francesa perto da Suíça, ficou famoso quando inventou em 1963 algo pioneiro na época: hipermercados. Foi no Brasil que o Carrefour testou o modelo internacionalmente, quando se instalou em 1975. Com a inflação correndo solta no país, o hipermercado caiu como uma luva para o brasileiro, que fazia suas grandes compras do mês em espaços a perder de vista.

Filial brasileira do Carrefour teve rombo contábil

Com o fim da inflação, mudaram também os hábitos: hoje, os brasileiros compram menos a cada vez, e com mais frequência, em supermercados menores e mais próximos de casa. Além disso, Carrefour viu chegarem o Walmart, em 1995, e, mais recentemente, o Casino, que investiu no oposto: supermercado de bairro. Para enfrentar a concorrência, o Carrefour lançou-se em redes menores de distribuição (Carrefour Bairro) e de desconto (Dia). Em 2007, o grupo comprou o Atacadão.

Embora as vendas do Carrefour no Brasil tenham crescido a um ritmo bom no ano passado ¿ 13,7%, mais do que os 12,5% de aumento na China ¿ a sede francesa do grupo foi surpreendida no fim do ano passado por um rombo contábil no Brasil que causou um prejuízo de R$1,2 bilhões. Em geral, foram os mercados emergentes que salvaram as vendas do Carrefour num ano bastante difícil para o grupo na Europa. A retração de 2,3% nas vendas no continente foi compensada pelo aumento de 14,6% na América Latina e 9,2% na Ásia.

Já o Casino, que poucos conhecem no Brasil, é uma marca histórica na França: foi criada em 1898. Começou com uma pequena lojinha de comidas chamada ¿Casino Lyrique¿ em Saint-Etienne, na região de Loire, onde tem hoje sua sede. Os primeiros produtos com a marca Casino surgiram em 1901.

Casino disse que Brasil é uma prioridade

O grupo apostou mais nos chamados supermercados de proximidade, ou seja, de bairros, e na rede de descontos. São duas tendências atuais. Com 6.700 supermercados de bairro, o Casino se tornou líder na França deste tipo de conceito e vê o Brasil como um grande trampolim para sua estratégia internacional.

Em 2010, o grupo tinha 11.600 supermercados no mundo, dos quais 9.461 na França, e estava presente em 10 países, com um volume de negócios de 29 bilhões e 200 mil empregados. Ao contrário do Carrefour, o Casino fechou 2010 com um crescimento de 8,7% no volume de negócios em relação a 2009. E foi no plano internacional onde o crescimento foi mais espetacular: 22,3%.

Na América do Sul, as vendas do grupo cresceram 13%, com o Brasil liderando (13,1%). As atividades fora da França hoje representam 38% do volume de negócios do grupo. Na publicação dos resultados de 2010, o grupo destacou o Brasil como um de seus sucessos e uma prioridade.