Título: Sem pacote, calote é única opção
Autor:
Fonte: O Globo, 29/06/2011, Economia, p. 28

BRUXELAS. A Comissão Europeia alertou os parlamentares gregos que o calote será a única alternativa se as medidas de austeridade não passarem. Segundo o site Europolitics, o comissário de Assuntos Econômicos do bloco, Olli Rehn, afirmou que a Grécia está em um momento crítico, em que ¿tanto o futuro do país como a estabilidade da Europa estão em jogo¿.

¿ Para aqueles que especulam sobre outras opções, digo claramente: não há um ¿plano B¿ para evitar a moratória ¿ afirmou Rehn. ¿ A União Europeia continua pronta para apoiar a Grécia. Mas a Europa só pode ajudar a Grécia se a Grécia se ajudar.

O premier grego, George Papandreou, já havia afirmado que a não aprovação das medidas e o consequente calote custarão muito caro à Grécia. Segundo ele, as aposentadorias perderiam 80% de seu valor, e o sistema de saúde entraria em colapso.

¿ Acredito que os líderes gregos estejam cientes da responsabilidade sobre seus ombros de evitar o calote ¿ disse Rehn. ¿ A única maneira de evitar o calote imediato é o Parlamento endossar o programa econômico.

O comissário ainda pediu uma reforma do sistema fiscal, que segundo ele favorece a evasão.