Título: Telebrás e Eletrobras juntas para explorar fibras ópticas
Autor: Tavares, Mônica
Fonte: O Globo, 01/07/2011, Economia, p. 26
Rede usada será de linhas de transmissão
BRASÍLIA. A Telebrás e a Eletrobras poderão formar uma nova empresa para explorar as redes de fibras ópticas das linhas de transmissão da holding pública de energia que serão usadas para oferecer o serviço de internet em alta velocidade. A Telebrás é a gerenciadora do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). O objetivo de uma associação é capitalizar a estatal de telecomunicações e permitir que a Eletrobras participe da gestão e da expansão destes ativos.
Foi realizada ontem uma primeira reunião entre o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o presidente da Telebrás, Caio Bonilha, e o diretor de Planejamento e Engenharia da Eletrobras, Valter Cardeal. Paulo Bernardo disse que levou o assunto à presidente Dilma Rousseff, que autorizou as primeiras conversas.
- Poderia ser uma nova empresa para explorar o serviço de banda larga público. A Eletrobras teria um papel ativo, fazer a expansão e a exploração da fibra ótica. A conversa foi bem recebida - disse Paulo Bernardo.
A Telebrás alugou em fevereiro as fibras ópticas de Furnas, Chesf, Eletrosul e Eletronorte. Os contratos valem de dez anos. Em 2011, a estatal vai desembolsar R$3 milhões com o aluguel das fibras instaladas nas linhas de transmissão, referente aos meses de novembro e dezembro, porque foi estabelecido um prazo de carência de seis meses. (Mônica Tavares)