Título: Pimentel: Tsunami em copo d'água
Autor: D"Ercole, Ronaldo; Rosa, Bruno
Fonte: O Globo, 01/07/2011, Economia, p. 23

BNDES diz em nota que negócio pode trazer "retorno atrativo" para banco

SÃO PAULO e RIO. O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel atacou ontem a imprensa ao criticar a participação do BNDES na fusão entre Grupo Pão de Açúcar e Carrefour. Ele disse que vê mérito na atuação do banco público na operação, que criaria "maioria nacional num conglomerado internacional".

- Uma certa celeuma é bom, nós vivemos numa democracia, agora fazer tsunami em copo d"água não convém para nós. Aí é atrapalhar o andamento natural dos negócios. Esse é um negócio que está sendo feito de maneira transparente, à luz do dia - disse o ministro, mostrando-se irritado com a pergunta, feita durante almoço com empresários em São Paulo.

Segundo o ministro, não haveria dinheiro público envolvido no negócio, e sim dinheiro do BNDESPar, braço de participações societárias do banco que possui recursos próprios:

- O banco tem os critérios dele. Vai avaliar se o mercado vai aceitar bem, se vai ter um retorno suficiente. É uma operação normalíssima de negócios. Pode ser feita pelo banco. Não tem nada de excepcional, se for bom negócio o banco faz, se não for, não faz. É simples assim.

O BNDES publicou nota ontem afirmando que a operação "caso aprovada após rigorosa análise técnica e financeira", deverá ser "atrativa" para o banco.

"(a operação) Se qualifica pelo alto potencial de criação de valor para todas as partes envolvida". O banco disse que confia no entendimento entre as partes envolvidas e que sempre atuou sob "rigorosos princípios éticos" e que semnpre atuou respeitando leis e contratos.

Mais cedo, em evento no Rio, João Carlos Ferraz, vice-presidente do BNDES, defendeu a participação do banco. Questionado se a participação do BNDES no negócio tinha motivação técnica ou política, o vice-presidente do banco respondeu que "a bandeira verde e amarela sempre é importante", sem se aprofundar no tema.

- O projeto que os empresários estão apresentando visa a criação e a geração de valor para todos... A fusão vai gerar valor para nós. Isso vai gerar valor para nós e você sabe que metade do lucro do BNDES é derivado do BNDESPar, e nós vimos aqui uma bela oportunidade de geração de valor e empregos, que é a nossa missão - disse. (Com agências noticiosas).