Título: Ministra critica novo texto do Código Florestal
Autor: Barbosa, Adauri Antunes
Fonte: O Globo, 01/07/2011, O País, p. 11

BRASÍLIA. Pela primeira vez desde que o projeto de reforma do Código Florestal foi aprovado na Câmara, no mês passado, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, veio a público criticar "equívocos" do texto . Em audiência para discutir o assunto no Senado, ela disse que a divisão entre ambientalistas e ruralistas é uma "bobagem", já que a agricultura depende da saúde dos recursos naturais para se manter:

- Isso (divisão entre ambientalistas e ruralistas) é uma bobagem. Não temos que perder tempo com isso. Temos que tirar a vilania da mesa.

A ministra disse ainda que o fim das Áreas de Preservação Permanente (APPs), previsto na proposta, abre brecha para novos desmatamentos. Segundo ela, isso poderá levar à emissão de 1,2 bilhão de toneladas adicionais de gases-estufa, comprometendo as metas que o Brasil assumiu internacionalmente na Convenção de Clima.

Izabella afirmou também que a anistia para quem desmatou precisa ser revista. E pediu que, no Senado, erros da proposta sejam corrigidos e cientistas, consultados.