Título: Lula, cabo eleitoral de Henrique Meirelles
Autor: Foreque, Flávia
Fonte: Correio Braziliense, 14/08/2009, Política, p. 4

Durante discursos e inauguração de obras em Goiás, presidente prepara terreno para a candidatura do número um do BC ao governo do estado

¿Devo a esse companheiro a estabilidade da economia e o respeito do Brasil no mundo¿, disse Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou agenda (1)em Goiás para levar ao palanque o titular do Banco Central, Henrique Meirelles, cotado pelo petista para ser candidato ao governo do estado em 2010. Sempre ao lado do presidente do BC, Lula teve extensa lista de atividades no estado de origem de Meirelles, com visita a obras, distribuição de unidades habitacionais e inauguração de um centro para promoção da igualdade. Apesar de não ter feito discurso, Meirelles foi elogiado por Lula em Anápolis, sua terra natal.

¿Eu quero dizer ao povo de Anápolis que sou agradecido e devo a esse companheiro e à equipe econômica do governo a estabilidade da economia e o respeito que o Brasil tem hoje no mundo¿, afirmou o presidente. Lula lembrou ainda a decisão de Meirelles de abandonar o mandato de então deputado federal, pelo PSDB, para assumir o Banco Central num governo em que ¿ele não conhecia quase que absolutamente ninguém¿.

Mais cedo, em entrevista a duas rádios goianas, Lula ressaltou a necessidade, caso Meirelles se candidate ao governo do estado, de uma aliança política forte para vencer as eleições em 2010. Os planos do presidente, entretanto, esbarram na possibilidade de o prefeito de Goiânia, Íris Rezende (PMDB), se candidatar ao cargo, o que poderia enfraquecer o palanque no estado para a candidata do Planalto, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. O atual governador, Alcides Rodrigues (PP), não pode concorrer à reeleição. O sonho de Lula seria uma chapa com Meirelles no governo e Íris Rezende no senado.

Depois de rápida participação, sem discurso, na inauguração de um centro de referência para promoção da igualdade, na capital goiana, Lula foi recebido em clima de festa na Praça Cívica, em frente ao Palácio das Esmeraldas, sede do governo. De acordo com o comandante de policiamento da capital, coronel José Divino Cabral, cerca de 30 mil pessoas participaram da solenidade.

Ponto facultativo

O prefeito da capital decretou ponto facultativo na administração municipal e chegou a reunir lojistas para que os funcionários fossem liberados. ¿A praça encheu, as avenidas estão sendo tomadas. É a cidade que gostaria de pegar na camisa de Vossa Excelência e não tem oportunidade¿, disse Íris para o presidente. Bastante aplaudido pelos populares, o peemedebista elogiou o governo petista, em clima de campanha: populares usavam faixas com o nome do presidente Lula e cartazes foram afixados no local. ¿Henrique Meirelles, orgulho de todos os goianos¿, dizia um deles, com o símbolo do Partido Progressista (PP).

Ainda sem filiação partidária, o presidente do BC desconversou quando questionado sobre a possível candidatura. ¿Não é uma decisão tomada. Vamos decidir até setembro se haverá filiação ou não a partido político e até março se seríamos ou não candidatos a algum cargo eletivo¿, afirmou após o evento. Mas, assim como o presidente Lula, Meirelles ressaltou o bom desempenho da economia brasileira. ¿Não há dúvidas de que uma das conquistas do Brasil é exatamente a estabilidade econômica e a inflação baixa. Isso aumenta o poder de compra da população, aumenta o poder de compra do trabalhador, garante a criação de empregos e garante, inclusive, o poder de compra dos programas sociais¿ afirmou.

Candidato da oposição na disputa ao governo do estado, o senador Marconi Perillo (PSDB) disse preferir o nome de Henrique Meirelles ao de Íris Rezende numa eventual campanha em 2010. Isso porque, segundo o primeiro vice-presidente do Senado, o presidente do Banco Central ¿seria mais vulnerável¿ na disputa. O senador, aliás, foi citado com ironia por Lula. Segundo o presidente, Perillo teria tentado faturar em cima da duplicação da BR-060, mas os reais responsáveis pelo feito teriam sido Íris Rezende e o atual governador, Alcides Rodrigues. ¿Se era tão importante, por que ele não fez durante os oito anos em que foi governador¿, cobrou Lula.

1 - Alfinetada nos letrados Durante os dois discursos que realizou em Goiás, o presidente Lula criticou, sem citar nomes, governantes anteriores, e defendeu que seu governo deu atenção especial aos mais pobres. ¿As pessoas que governaram este país antes de mim eram todas diplomadas, letradas, formadas. Por que elas não aprenderam que pobre também é gente e que tem que ser tratado com decência e respeito?¿, questionou, sob aplausos do público em Goiânia.

Vamos decidir até setembro se haverá filiação ou não a partido político e até março se seríamos ou não candidatos a algum cargo eletivo¿

Henrique Meirelles, presidente do BC