Título: Caso expôs choque entre mídias americana e francesa
Autor: Berlinck, Deborah
Fonte: O Globo, 02/07/2011, O Mundo, p. 38
Imprensa nos EUA foi criticada por tratar DSK como culpado e por excesso de zelo a camareira
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WASHINGTON. O enigma da suíte 2806 do Hotel Sofitel de Nova York estimulou a avidez de parte da imprensa americana e deflagrou um curioso choque midiático com colegas franceses. Agora, com as novas versões sobre o caso Dominique Strauss-Kahn, os americanos podem ter se machucado mais. À margem dos tribunais, veículos nos EUA atuaram quase como promotores; e franceses, como advogados de defesa. A imprensa sensacionalista americana não poupou. O tablóide ¿New York Post¿ não hesitou em estampar na capa um enorme retrato do acusado, com a ponta da língua para fora, sob o título: ¿O pervertido.¿
Na dita ¿imprensa séria¿, o reputado ¿New York Times¿ foi apontado como um dos que mais contribuíram para envenenar o clima. Em reportagens como ¿No FMI, homens à caça de presas e mulheres na defesa¿ ¿ em que descreve a instituição como ¿um local competitivo dominado por economistas machistas¿¿ o ¿NYT¿ foi criticado por abordar a culpa do réu francês como fato consumado e tratar com excessivo zelo a suposta vítima.
Confrontado às imagens de um Strauss-Kahn algemado diante de fotógrafos e câmeras de TV, o semanário francês ¿Le Nouvel Observateur¿ denunciou uma ¿cruel pressão da mídia¿, enquanto o prestigiado ¿Le Monde¿ indagava: ¿O que nós sabemos a respeito da camareira?¿ Para o escritor francês Yann Moix, na sociedade de hoje o princípio jurídico de ¿presunção de inocência¿ significa, na realidade, uma ¿suposta culpabilidade¿.
A guerra midiática incorporou nas entrelinhas oposições culturais e políticas, com ataques recíprocos mirando o ¿sensacionalismo¿ e o ¿puritanismo¿ americanos e a ¿esquerda caviar¿ e a ¿autoindulgente sedução¿ francesas. O caso DSK não foi encerrado judicialmente, mas, na contramão do que se viu até aqui, desde surgiu na imprensa americana uma das mais conhecidas citações do investidor Warren Buffet: ¿São necessários 20 anos para construir uma reputação, e 5 minutos para arruiná-la¿.