Título: Zona do euro deve acertar hoje linha de crédito temporária para a Grécia
Autor:
Fonte: O Globo, 02/07/2011, Economia, p. 33
Reunião sobre novo pacote de socorro é suspensa. Discussão será dia 11
MULHER PISA em uma pichação em frente ao Parlamento, em Atenas: crescimento, só em 2012
BRUXELAS e ATENAS. Os ministros de Finanças da zona do euro devem anunciar hoje uma linha de financiamento para garantir a sobrevivência da Grécia até ser fechado um segundo pacote de socorro, disse ontem uma fonte à Associated Press. O encontro que ocorreria amanhã foi cancelado porque, não haveria tempo hábil ¿ segundo essa fonte, seriam necessários mais dois meses ¿ para acertar um pacote. Em vez disso, os ministros farão uma videoconferência hoje.
¿ Seria ambicioso demais fechar um acordo (para um segundo pacote) no domingo ¿ disse um representante do bloco, que pediu que seu nome não fosse revelado.
Segundo essa fonte, ainda é preciso estabelecer, por exemplo, a participação de bancos e fundos de investimento nesse socorro. Os ministros retomarão as discussões sobre a Grécia em reunião no próximo dia 11.
Mas a liberação de uma nova parcela do pacote de ajuda do ano passado estaria garantida. O comissário de Assuntos Econômicos da União Europeia (UE), Olli Rehn, disse à Bloomberg News estar confiante de que os 12 bilhões seriam liberados este fim de semana. Sem esses recursos, a Grécia teria de decretar moratória ainda este mês.
O porta-voz do premier de Luxemburgo, Jean-Claude Juncker, que preside o grupo de ministros de Finanças da zona do euro, negou, no entanto, que as discussões sobre um novo pacote estejam atrasadas. Mas ele não disse qual seria a razão do cancelamento da reunião de amanhã.
O Instituto Internacional de Finanças (IIF), que reúne entidades do setor, divulgou nota expressando apoio a um novo socorro. ¿A comunidade financeira privada está pronta para entrar em um esforço amplo, voluntário, cooperativo e transparente para ajudar a Grécia¿.
Ainda não se sabe qual será o montante do novo socorro. Mas o ministro de Finanças da Áustria, Thomas Wieser, disse à Bloomberg que a Grécia receberia cerca de 85 bilhões em novos recursos.
Primeiro-ministro: agora é a vez da Europa
Para o premier grego, George Papandreou, a bola agora está no campo da Europa:
¿ A Grécia superou um enorme desafio, então é a vez da Europa, e do mundo.
O ministro de Finanças grego, Evangelos Venizelos, alertou que a economia do país só voltará a crescer no ano que vem. Em entrevista à Reuters, ele disse que a Grécia deve sofrer uma retração de 3,9% este ano.
¿ Esta é nossa obrigação, nossa esperança e nossa meta: voltar a crescer no ano que vem. Porque sem crescimento não é possível cumprir nossas metas estratégicas ¿ disse Venizelos, que assumiu o cargo no mês passado.