Título: Serra divulga texto sem aval interno
Autor: Braga, Isabel; Barbosa, Adauri Antunes
Fonte: O Globo, 02/07/2011, O País, p. 9

Conselho do PSDB ainda não tinha analisado documento, que ataca Dilma

BRASÍLIA. A cúpula tucana foi surpreendida ontem com a iniciativa do presidente do Conselho Político do PSDB, José Serra, de divulgar em seu site pessoal um documento com uma análise crítica da conjuntura política e econômica e com uma defesa do papel que a oposição deve assumir. A decisão de Serra de divulgar documento como se fosse o resultado da primeira reunião do Conselho Político contrariou os demais conselheiros.

Serra apresentou o texto aos seus colegas na primeira reunião do conselho, quarta-feira, mas não obteve consenso para sua aprovação. Com a ausência do senador Aécio Neves (MG), um dos titulares do órgão consultivo e que se recupera de uma queda de cavalo, o presidente do partido, deputado Sérgio Guerra (PE), sugeriu que nada fosse divulgado antes de se consultar o parlamentar mineiro.

- Não houve tempo para que pudéssemos fazer uma análise mais profunda do texto preparado por Serra. Na medida em que não houve consenso, o PSDB optou por não divulgar o documento - reiterou ontem Guerra.

Uma das divergências em relação ao documento seria no trecho em que Serra aponta a desunião interna como o principal inimigo do PSDB e condena a antecipação de decisões sobre alianças e candidaturas para as eleições de 2014.

Aécio teria ponderado a Guerra que o ideal seria dar a oportunidade para que os demais conselheiros deem sugestões.

No documento, Serra chama de maldita a herança deixada pelo ex-presidente Lula, com "a carga tributária mais alta do mundo em desenvolvimento, a maior taxa de juros reais de todo o planeta" (...) A isso se soma uma das menores taxas de investimentos governamentais do mundo." Para Serra, a presidente Dilma Rousseff "mostra falta de convicção e de rapidez, além de desorientação em matéria de prioridades".