Título: Itamar Franco respira com ajuda de aparelhos e seu estado é grave
Autor:
Fonte: O Globo, 02/07/2011, O País, p. 12
Médicos dizem que leucemia está controlada, mas pneumonia evoluiu
SÃO PAULO. Internado com pneumonia na UTI do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, o senador Itamar Franco (PPS-MG) continua em estado grave e agora respira com a ajuda de aparelhos, segundo boletim divulgado ontem à tarde. A equipe informou também que a leucemia, motivo que levou o ex-vice-presidente à internação há mais de um mês, está sob controle.
De acordo com o boletim médico, Itamar Franco respira com a ajuda de "ventilação mecânica" e recebe "altas doses" de corticoesteróides para combater o quadro de pneumonia. Os médicos consideraram que "trata-se de um quadro grave".
"O senador encontra-se sob ventilação mecânica com necessidade de baixo fluxo de oxigênio", informa o boletim.
Sobre a leucemia, a nota médica revela que "o exame de medula óssea utilizado para avaliação da resposta ao tratamento da leucemia linfocítica aguda mostrou remissão completa."
Na segunda-feira, o boletim do Hospital Albert Einstein, assinado pelo médico Nelson Hamerschlak, informava que o senador havia desenvolvido uma pneumonia grave. Aos 80 anos, Itamar Franco teve diagnosticado um quadro de leucemia em estágio inicial. Ele se licenciou do Senado para iniciar o tratamento em São Paulo.