Título: Lagoa tem o maior aumento populacional da Zona Sul
Autor: Schmidt, Selma; Borges, Waleka
Fonte: O Globo, 02/07/2011, Rio, p. 14

Bairro sofisticado cresceu mais que Catete e Botafogo; já Ipanema, Gávea, Jardim Botânico e Leblon perderam moradores

ELIANE, MORADORA da Lagoa: ¿Sinto uma paz enorme com essa paisagem¿

A Lagoa aparece no Censo 2010 como o bairro da Zona Sul com o maior aumento populacional: nada menos que 13,51%, passando de 18.675 para 21.198 moradores em dez anos. Mais do que Catete (10,74%) e Botafogo ((5,92%). Para Rubem Vasconcelos, vice-presidente da Ademi, o crescimento da Lagoa reflete a expansão imobiliária voltada para a classe média alta:

¿ Vendi de oito a nove prédios na Lagoa nos últimos dez anos ¿ conta. ¿ Agora, já não há terreno por lá. No próximo Censo, essa expansão não acontecerá.

O estatístico Romualdo Rezende, chefe da unidade estadual do IBGE no Rio, encontra outra explicação: a ocupação de imóveis que estavam vazios ou alugados por temporada.

Morador da Lagoa há 15 anos, o analista de sistemas Roberto Cunha, de 60 anos, acredita que o bairro tem recebido a população com maior poder aquisitivo, inclusive da Zona Norte, sendo procurado também como residência por turistas, sobretudo argentinos:

¿ Estamos perto de Ipanema e de grandes clubes. Penso que os apartamentos onde moravam idosos sozinhos estão sendo alugados ou vendidos por seus filhos. Isso tem trazido novas famílias para a Lagoa.

Embora reclame dos constantes engarrafamentos, a assistente social Eliane Antunes, de 50 anos, moradora da Lagoa há dez, aposta na qualidade de vida e na paisagem como os fatores que mais impulsionaram o aumento da população no bairro.

¿ Sinto uma paz enorme com essa paisagem ¿ comemora.

Enquanto o bairro da Lagoa cresceu, a 6ª RA (Lagoa) perdeu população na década (menos 3,61%). Foi puxada para baixo por áreas que pertencem à região e perderam moradores, como Ipanema (menos 8,68%), Gávea (8,42%) Jardim Botânico (7,93%) e Leblon (1,34%).

Mas os números indicam que, na Zona Sul, foi o Joá que mais minguou na década: 15,76%, passando de 971 para 818 moradores.

¿ O Joá é um bairro unifamiliar (ali é permitida a construção de casas destinadas a uma única família). As ruas são fechadas por cancelas. No entanto, não pode haver condomínios e as pessoas estão procurando uma segurança maior. A orla da Joatinga foi abandonada ¿ alega Rubem Vasconcelos.

Ele e o chefe da unidade estadual do IBGE no Rio, Romualdo Rezende, explicam a redução da população em bairros como Humaitá e Ipanema com o fato de haver imóveis alugados só por temporada.