Título: Amazonas: 95% das cidades não têm mamógrafo
Autor: Ribeiro, Efrém; Gamboa, Eric
Fonte: O Globo, 03/07/2011, O País, p. 9

Apenas dois dos 26 aparelhos em funcionamento estão fora da capital; meta é instalar um em cada município

TERESINA e MANAUS. A pequena comerciante Ana Campelo da Silva, de 62 anos, conta que passou quatro anos tentando conseguir consulta com ginecologista no Hospital Municipal do Parque Piauí, na periferia de Teresina, para fazer exames como mamografia. Não conseguiu porque tinha que ficar na fila desde a noite do dia anterior.

- Pagava a um idoso que cobrava R$10, R$20 para ficar na fila durante a noite, mas proibiram que outra pessoa ficasse segurando vaga. Quando ia pela manhã marcar, já tinham acabado as fichas dos idosos. É preciso dormir na fila do hospital, e não tenho mais saúde para isso - contou Ana Campelo.

Cansada de esperar, ela procurou em junho a médica do Programa Saúde da Família (PSF), que pediu vários exames. Na sexta-feira, ela conseguiu fazer a mamografia, encaminhada pelo programa.

No Amazonas, 95% dos 62 municípios não têm mamógrafos, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde. Existem ao todo 28 mamógrafos no estado, 26 em funcionamento; destes, só dois estão fora da capital. Dos mamógrafos da capital, 21 realizam exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e quatro fazem exames particulares. A prefeitura tem um aparelho. Os números divergem da auditoria do Ministério da Saúde, que apontou 24 aparelhos no estado, sendo 18 em funcionamento.

Apesar do pouco número de aparelhos, a Central de Regulação, que efetua a marcação dos exames pelo SUS, informa que não há filas. Em dois postos da Central de Regulação em Manaus, a informação foi de que havia vagas para o dia seguinte.

O presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), Jair Souto (PMDB), prefeito de Manaquiri, disse que a falta dos mamógrafos no interior representa custo para as prefeituras, que arcam com o deslocamento das pacientes.

Em março deste ano, no lançamento do programa de "Prevenção e Tratamento do Câncer de Colo de Útero" ao lado da presidente Dilma Rousseff, em Manaus, o governador do Amazonas, Omar Aziz (PMN), anunciou que vai instalar pelo menos um mamógrafo em cada cidade do estado até 2014. Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde, o governo já está preparando a licitação.

A proposta é equipar 16 municípios por ano, segundo o secretário de Estado da Saúde, Wilson Alecrim. Parintins e Coari já têm mamógrafos instalados, mas ainda não entraram em funcionamento, o que deve ocorrer este ano.