Título: PSDB e DEM pedem ao MP abertura de inquérito sobre denúncias no Transportes
Autor: Camarotti, Gerson; Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 05/07/2011, O País, p. 3

Com dificuldades para criar CPI, oposição quer ainda convocar ministro no Congresso

BRASÍLIA. Ciente das dificuldades para criar uma nova CPI, a oposição decidiu agir em outras duas frentes para garantir a investigação sobre o suposto esquema de corrupção no Ministério dos Transportes. PSDB e DEM protocolam hoje no Ministério Público uma representação pedindo abertura de inquérito para apurar as denúncias. Representantes dos dois partidos também articulam uma estratégia para tentar aprovar em comissões da Câmara e do Senado requerimentos de convocação do ministro Alfredo Nascimento e de outros envolvidos no escândalo.

Por enquanto, a oposição não cogita criar uma nova CPI do Dnit. O líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), considera que qualquer esforço nesse sentido seria praticamente inútil, diante da ampla maioria da base governista no Congresso. E lembrou que, ano passado, o Senado arquivou um requerimento do senador Mário Couto (PSDB-PA), antes que a CPI fosse instalada. Segundo o tucano, a prioridade da oposição é garantir que pelo menos Nascimento se explique.

O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) deverá apresentar hoje requerimento na Comissão de Infraestrutura propondo a convocação de Nascimento e de Luiz Antonio Pagot, ex-diretor-geral do Dnit. A expectativa é que a proposta seja aprovada por parte da base aliada. O senador Pedro Taques (PDT-MT) já confirmou que ele e o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) apresentarão requerimento na Comissão de Meio Ambiente, Direito do Consumidor e Fiscalização e Controle pedindo a convocação do ministro:

- Não dá para o ministro ficar com cara de paisagem com pessoas tão próximas a ele envolvidas no escândalo. Acho que a presidente Dilma Rousseff deveria demiti-lo imediatamente - cobrou o líder do DEM, senador Demóstenes Torres (GO).

- Será difícil a presidente manter Alfredo Nascimento no cargo. Quem está sujeito a investigação não pode comandar a apuração das denúncias - emendou Álvaro Dias.

Além de enviar ofício ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, pedindo que a Polícia Federal entre no caso, o líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), adiantou ontem que o partido apresentará três requerimentos na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle: dois convocando Nascimento e o ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage; outro convite será aos quatro servidores afastados. Nogueira ainda disse que o Ministério Público deve investigar se a CGU sabia do esquema, "já que pela afirmação do ministro Hage podemos concluir que o órgão tinha informação sobre o Dnit, mas deixou de fazer o que era preciso". Em declaração à imprensa, Hage afirmou que irregularidades estão "no DNA do Dnit".