Título: Europeus canibais e enfeitados
Autor:
Fonte: O Globo, 08/07/2011, Ciência, p. 34

Ossos de 32 mil anos achados na Ucrânia mostram que pessoas eram comidas

O PEDAÇO de crânio humano de 32 mil anos guardou sinais de que foi cortado para extração dos miolos

A ENTRADA da caverna de Buran-Kay, Ucrânia: portal para o passado

Canibais vaidosos um dia vagaram pela Europa em busca de alimento e abrigo. Uma análise dos ossos dos mais antigos seres humanos modernos (Homo sapiens sapiens) já encontrados no sudeste do continente europeu guardam sinais claros de canibalismo. E junto ao esqueleto fossilizado de cerca de 32 mil anos de idade foram descobertos também adornos feitos com ossos de mamute, indícios de que a pessoa pertencia a uma sociedade que usava adornos como símbolos religiosos ou de poder.

O esqueleto é de um homem que viveu onde hoje é o sul da Ucrânia. Seu crânio tem marcas de que foi cortado da mesma forma com que os primeiros humanos modernos cortavam os animais que iriam comer. No caso do crânio, o corte foi feito para a extração dos miolos. Tais marcas são um testemunho indigesto de canibalismo. A prática poderia ser por vezes ritual ¿ uma explicação mais palatável para um assunto que é tabu ¿ e por vezes para pura e simples alimentação. Caçar outras pessoas era mais simples e menos perigoso, por exemplo, do que matar um mamute de muitas toneladas e presas perigosas.

Tão importante quanto o próprio esqueleto é o contexto em que foi encontrado. Na mesma caverna os pesquisadores acharam adornos feitos de preciosa presa e ossos e de mamute, além de outros objetos. Juntos, eles permitiram recriar o ambiente em que viviam as pessoas na Europa da pré-história.

O achado foi realizado por pesquisadores franceses e ucranianos em Buran-Kaya, na Crimeia, Ucrânia.

¿ Há marcas muito claras de que o crânio e outros ossos foram cortados por outras pessoas depois da morte do indivíduo ¿ disse à Discovery News Stephane Pean, arqueólogo do Museu de História Natural da França, em Paris, e um dos autores do estudo.

Ele, porém, supõe que o canibalismo era na maioria das vezes uma prática ritual. O esqueleto é um dos mais antigos de toda a Europa. O fóssil humano moderno mais velho da Europa tem 34 mil anos e foi descoberto em Pestera cu Oase, na Romênia.