Título: Dilma vai a reduto do PT lançar Plano Safra
Autor: Gomes, Marcus Vinicius
Fonte: O Globo, 12/07/2011, O País, p. 10

Em busca de agendas positivas, presidente visita região do Paraná onde venceu em 37 cidades

FRANCISCO BELTRÃO (PR). A presidente Dilma Rousseff lança hoje o Plano Safra de Agricultura Familiar 2011/2012 em Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná. É a primeira vez que Dilma, que busca agendas positivas em meio à crise política causada pelas denúncias no Ministério dos Transportes, visita o estado depois de tomar posse. A região é um reduto da chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que acompanha a presidente.

No segundo turno em 2010, Dilma venceu o tucano José Serra nos 37 municípios do Sudoeste do Paraná. Só em Francisco Beltrão, com 56.030 eleitores, Dilma obteve 25.698 votos (45,8%), no segundo turno.

Dilma deverá chegar hoje cedo a Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, e irá de helicóptero para Francisco Beltrão. Há duas semanas, o mau tempo obrigou Dilma a cancelar o evento, que, hoje, está marcado para as 12h, no Centro de Eventos do Parque Jayme Canet Júnior no bairro Miniguaçu. O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), confirmou presença.

Dilma encarregou Gleisi de garantir o lançamento do Plano Safra sob quaisquer condições climáticas. A região está sob influência política da ministra petista, que visita o Paraná pela primeira vez na condição de chefe da Casa Civil, e também do seu marido, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

Para recepcionar Dilma, foram espalhados cerca de 50 outdoors nas ruas da cidade: 15 foram encomendados pela prefeitura, 20 pela Cresol (uma cooperativa de crédito rural) e os demais, por entidades de classe e associações de comércio.

É a primeira vez nos governos petistas que o Plano Safra é lançado fora de Brasília. Em 2005, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o então ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, chegaram a planejar o lançamento do pacote agrícola na cidade de gaúcha de Santa Rosa. No entanto, o mau tempo impediu o desembarque no local e a solenidade foi transferida.

O Plano Safra prevê o investimento de R$16 bilhões do governo federal no custeio e investimento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Segundo Arnoldo de Campos, diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor do Ministério do Desenvolvimento Agrário, a escolha de Francisco Beltrão para o lançamento do Plano Safra é simbólica.

- Foi em Francisco Beltrão que nasceu o Pronaf, o cooperativismo de produção e a agroindústria familiar - disse Arnoldo.

* Especial para O GLOBO