Título: Queda, explosão e morte em menos de quatro minutos
Autor: Lins, Letícia
Fonte: O Globo, 14/07/2011, O País, p. 3
Bimotor da empresa Noar cai em praia de Recife matando 16 pessoas
Três minutos e 18 segundos após ter decolado, um avião da Noar Linhas Aéreas que fazia o voo 4896 Recife-Mossoró, com escala em Natal, caiu ontem entre as praias de Boa Viagem (Recife) e Piedade (Jaboatão dos Guararapes). O LET-410, prefixo PR-NOB, havia decolado do Aeroporto dos Guararapes com 16 pessoas - dois tripulantes e 14 passageiros -, que morreram no local. A aeronave explodiu após colidir com o chão, provocando incêndio que, segundo testemunhas, tinha labaredas quase da mesma altura dos coqueiros da praia. O local onde ele caiu é muito povoado, pontilhado de edifícios. Mas, provavelmente por esforço da tripulação, o LET-410 conseguiu chegar até um terreno baldio, o único daquele trecho à beira-mar. Segundo fontes extraoficiais, o piloto informou à torre que estava tentando retornar devido a um problema na aeronave.
- Foi horrível. A gente tinha acabado de chegar e viu o avião vindo em nossa direção, bem baixinho. Corremos para o outro lado da rua. Ele veio para cima da gente, virou e caiu. Logo depois, vimos a explosão. Era muito fogo, cada chama assustadora - contou o pedreiro Gelson Dionísio da Costa, 44 anos, que trabalha numa construção ao lado do local do acidente.
A moradora Yasmim Albuquerque, de 20 anos, foi acordada por uma tia que, nervosa, assistira à tragédia.
- Ela chorava de aperreio (aflição). Contou que primeiro viu o avião bem baixinho, as pessoas gesticulando nas janelas, pensou que estavam acenando, dando adeus. Mas logo depois o avião desceu mais, bateu na barra de futebol desse campo, caiu e explodiu. Quase que ele bateu no telhado da nossa casa. Minha tia disse que ele virou meio de banda, tentou se aprumar e caiu de bico - contou Yasmim.
Moradores da praia de Piedade ainda tentaram resgatar as vítimas, mas foram impedidos pelas explosões. Cinco minutos depois, chegaram as primeiras equipes do Corpo de Bombeiros. Mas os corpos só começaram a ser retirados perto das 11h. A Polícia Civil e equipes da Aeronáutica chegaram logo em seguida.
- Encontramos a aeronave em chamas, uma parte ainda inteira. Tentamos combater as chamas com espuma e água, e isolamos o local para resgate das vítimas. Mas o fogo estava intenso com possibilidade de novas explosões. Mesmo agindo rápido, infelizmente não tivemos possibilidade de salvar ninguém - lamentou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Eduardo Casanova.
O avião ficou reduzido a ferragens retorcidas. A maioria dos corpos estava irreconhecível e carbonizada. Traumatizados, familiares dos passageiros evitaram a imprensa. Mulheres choravam e parentes se abraçavam. O secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, designou o delegado Guilherme Mesquita para presidir o inquérito que vai apurar os responsáveis.
Ontem à tarde, a Noar informou que todos os seus voos foram suspensos e que os passageiros que deveriam viajar foram transferidos para outras empresas. Segundo a Noar, a prioridade ontem era "prestar todo atendimento necessário aos familiares das vítimas, o que está sendo feito". A empresa afirmou ainda que os certificados de capacitação e habilitação técnicas estavam regulares.
Um em cada dez LET já sofreu acidente
O LET-410 não tem uma história animadora. Segundo a Aviation Safety Network, entidade que reúne estatísticas oficiais sobre acidentes aéreos no mundo, o bimotor com capacidade para 19 pessoas, fabricado pela tcheca LET Aircraft, já teve registrados 105 acidentes desde seu primeiro voo (incluindo o acidente em Recife), sendo 95 muito graves, com perda total da aeronave. Como foram fabricadas até hoje cerca de 1.130 aeronaves desse modelo, significa que, desde o primeiro voo, em 1969, um em cada dez LET-410, em média, já sofreu um acidente.
Ainda segundo a Aviation Safety, esse modelo tem taxa média de sobreviventes de 28% - só um terço dos ocupantes de voos com essa aeronave que sofreram acidente com mortes sobreviveu. Desde 1981, a Aviation Safety contabiliza pelo menos um acidente por ano com aviões LET-410; um deles, em 2006, foi a queda de um LET-410 da Team, no Rio, matando 19 pessoas.