Título: Deputado Romário é flagrado pela segunda vez na blitz da Lei Seca
Autor: Carvalho, Marcelle
Fonte: O Globo, 11/07/2011, Rio, p. 15

Por se recusar a fazer teste do bafômetro, ex-jogador teve a carteira suspensa

O deputado federal Romário (PSB-RJ) foi parado na madrugada de ontem numa blitz da Lei Seca, na Avenida Armando Lombardi, sentido Recreio, na Barra da Tijuca. Por ter se recusado a fazer o teste do bafômetro, o ex-jogador teve a habilitação apreendida por cinco dias e pagará multa de R$957,70. Seu carro, uma Land Rover, só não foi rebocado porque Romário estava com um amigo no carona, que conduziu o veículo.

No Twitter, o deputado comentou o caso: "Não é novidade que vocês sabem que eu não bebo, né? E também não é novidade que já fui parado outras vezes. Como qualquer cidadão, tenho o direito de recusar. E foi o que fiz e farei sempre: usar o meu direito. Todos nós temos que usar os nossos direitos, independente de qualquer situação (....) e vamos continuar respeitando esta frase: Se beber, não dirija! ".

O ex-jogador ainda disse que não espera que as pessoas acreditem nele: "Rapaziada, não estou escrevendo nada aqui para vocês acreditarem em mim. É um direito de vocês, acabei de falar sobre isso. Não me preocupo nem um pouco se alguém acredita ou não sobre esse assunto de eu beber".

Romário vai responder um processo administrativo no Detran, uma vez que sua recusa a passar pela avaliação dos agentes da Lei Seca configura a mesma infração de quem dirige alcoolizado. Só após a conclusão do processo é que o deputado saberá se será aplicada a penalidade máxima: ficar sem a carteira de habilitação por um ano.

Esta não foi a primeira vez que Romário foi pego pela Lei Seca. Em março de o ano passado, ele passou pela mesma situação: teve a carteira de motorista apreendida, pagou o mesmo valor de multa e perdeu sete pontos na carteira. Na época, o carro também não foi rebocado porque o ex-atleta chamou um amigo para conduzir o veículo.

Em junho, o atacante do Flamengo Diego Maurício foi parado e soprou o bafômetro, que não acusou a ingestão de álcool. Só que o jogador estava dirigindo sem a carteira de habilitação e teve de ligar para um amigo socorrê-lo. Já o tetracampeão mundial pela seleção brasileira Leonardo teve a carteira apreendida na madrugada do dia 21 do mesmo mês na Rua Marquês do Paraná, em Niterói. O jogador teria se recusado a fazer o teste do bafômetro. Mas seu carro foi liberado porque Leonardo apresentou outro motorista.

COLABOROU Marjoriê Cristine