Título: Compra de escola incluiu prédios e terrenos no AM
Autor: Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 10/07/2011, O País, p. 9

Ministério Público de olho em negócios da mulher de Nascimento

BRASÍLIA. Pelas informações em poder do Ministério Público, a fortuna de Gustavo Morais Pereira, filho do ex-ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, se multiplicou de uma forma não usual depois que a Forma Construção comprou parte do Centro Educacional Christus do Amazonas, um tradicional colégio de Manaus. Ele teria declarado a aquisição de metade da instituição por R$220 mil.

Em uma conversa reservada ao longo da semana, um dos investigadores do caso afirmou que são fortes os indícios de "patrimônio a descoberto". A Receita Federal não informou se também abriu investigação sobre o caso.

No patrimônio do colégio estariam terrenos e prédios que, somados, fizeram os ativos da Forma Construção subirem para mais de R$52,3 milhões. Recentemente, o nome da empresa teria sido mudado para SP Engenharia. A sede da Forma Construção fica ao lado da Procion, uma próspera agência de publicidade também do filho do ex-ministro dos Transportes.

Mulher de ex-ministro na mira do Ministério Público

O Ministério Público também está de olho nos negócios de Francisca Leônia, a mulher do ex-ministro dos Transportes. Promotores locais estão investigando um contrato entre a recauchutadora de pneus Vulcanização Turumã, de Leônia, e a prefeitura de Manaus.

A empresa de Leônia teria sido contratada para prestar serviços de manutenção de pneus na frota de ônibus local entre 1996 e 2004, quando Alfredo Nascimento era o prefeito de Manaus. Até hoje as investigações sobre a Turumã não foram concluídas.

Filha segue sucesso financeiro da família

A médica Juliana, filha mais nova de Nascimento, também segue a trilha da fortuna. Recém-formada, Juliana já se associou à Dermatoclínica, uma das clínicas dermatológicas mais modernas de Manaus.

A clínica ocupa mais de 12 salas do shopping Millenium, um dos prédios comerciais mais valorizados da cidade. A unidade foi fundada pelo médico Helder Cavalcanti, que foi secretário da Saúde na gestão de Nascimento como prefeito de Manaus. Cavalcanti nega que tenha recebido benefícios de Nascimento.

- Conheço a Juliana desde criança - diz Cavalcanti.

Procurados pelo GLOBO na quinta e sexta-feira, Gustavo Morais Pereira, Juliana e Alfredo Nascimento não retornaram as ligações.