Título: Crítico do mensalão, Fruet pode ter apoio do PT
Autor: Gomes, Marcus Vinicius
Fonte: O Globo, 14/07/2011, O País, p. 13

Sub-relator da CPI dos Correios, ex-tucano tende a contar com petistas na disputa pela prefeitura de Curitiba

CURITIBA. Crítico severo do governo petista na condição de sub-relator da CPI dos Correios, que investigou o mensalão em 2005, o ex-deputado federal Gustavo Fruet, que anunciou ontem sua desfiliação do PSDB, poderá ter o apoio do PT em sua pretensão de ser candidato a prefeito de Curitiba, ano que vem. O apoio pode se tornar realidade se ele tomar o rumo do PDT, que parece hoje o caminho mais provável.

Fruet decidiu deixar o PSDB após o diretório estadual tucano, presidido pelo governador Beto Richa, não lhe dar a garantia de que disputaria a prefeitura de Curitiba. Há sinais de que Richa venha a apoiar o atual prefeito da capital, Luciano Ducci (PSB), que foi seu vice, de 2004 a 2010, e só assumiu o cargo depois que ele renunciou para disputar o governo do estado.

Fora do PSDB, Fruet só deve definir o partido ao qual irá se filiar no fim de agosto. O que mais se comenta é que deve rumar para o PDT, mesmo partido do ex-senador Osmar Dias. Pesquisa realizada pelo Ibope, no início de maio, apontava Gustavo Fruet com 34% das intenções de voto para a prefeitura de Curitiba. Luciano Ducci tinha 23%.

De olho na movimentação de Fruet, o deputado federal e secretário nacional de comunicação do PT, André Vargas, diz que caso o ex-tucano se filie mesmo ao PDT, o PT teria condições de formar uma grande aliança com o partido, ainda no primeiro turno, nas principais cidades do Paraná.

- Se além de Fruet, trouxermos o PSC do Ratinho Jr., podemos fortalecer as candidaturas do PT e dos aliados em Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Maringá, Londrina, Cascavel e também Curitiba - disse Vargas.

O deputado estadual do PT e também postulante à prefeitura de Curitiba, Tadeu Veneri, acha que uma possível coligação de Fruet com o PT só viria no segundo turno, já que o partido tem, por tradição lançar candidatura própria na capital.

Deputado federal por três mandatos, Fruet foi o deputado mais votado do Paraná em 2006, com 210,6 mil votos. Em carta de duas páginas enviada ao diretório estadual do PSDB, Fruet lamenta que o partido tenha abandonado o projeto de disputar a eleição municipal, em Curitiba, em nome do "pragmatismo e dos interesses locais", referindo-se ao apoio de Richa a Ducci.

Em outro trecho, o ex-deputado lembra que, apesar de ser chamado na última hora para disputar o Senado, aceitou a missão, abandonando, assim, uma reeleição certa para deputado federal, por acreditar no projeto político do PSDB que levou Richa ao Palácio Iguaçu.

"Hoje dou fim às especulações, comunicando meu desligamento do PSDB. Coloco-me agora numa posição legítima, baseado nos 640 mil (dos 2,5 milhões) de votos que obtive em Curitiba...", diz a carta.