Título: Para acalmar aliados, Dilma afaga ministros
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 12/07/2011, O País, p. 4

BRASÍLIA. Num gesto para acalmar a base governista, a presidente Dilma Rousseff aproveitou a solenidade de comemoração dos 60 anos da Capes para afagar ministros que estão na mira dos próprios aliados. Além de rasgar elogios para o ministro da Educação, Fernando Haddad, a quem a Capes está vinculada, Dilma fez questão de citar em seu discurso Mário Negromonte (Cidades), Pedro Novais (Turismo), Ana de Holanda (Cultura), Orlando Silva (Esporte), Moreira Franco (Secretaria de Assuntos Estratégicos) e Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário), sinalizando que eles estão bem no governo, apesar de críticas de aliados à atuação deles.

- Queria cumprimentar, também, alguns ministros que estão ausentes desta cerimônia, mas que, em vista de notícias que o governo não concorda com elas, merecem os meus cumprimentos. Eu queria cumprimentar os ausentes Mário Negromonte, Pedro Novais, Ana de Hollanda, Orlando Silva, Moreira Franco e Afonso Florence - disse Dilma.

Em nota encaminhada ao GLOBO, Negromonte disse que os sinais da presidente para ele e para o PP têm "sido de confiança e parceria nos trabalhos". Ele afirmou ter orgulho de participar do governo Dilma, mas "sem nutrir apego ao cargo".