Título: E-mail, para mim, já era, diz aposentada
Autor: Teixeira, Carlos Alberto
Fonte: O Globo, 18/07/2011, Economia, p. 17

Milhões de internautas no mundo já mergulharam de cabeça em alguma rede social e não querem sair de jeito nenhum. Atualmente, 750 milhões estão nas páginas do Facebook, o queridinho do momento. Maria Fernanda Siervi, gerente comercial da IceWarp Brasil/Lucanet Sistemas, é uma ¿facenauta¿ ferrenha, cuja vida migra pouco a pouco para o site criado por Zuckerberg:

¿ Acompanho e ajudo na adoção de animais abandonados via FB. Além disso, mantenho no site todos os meus contatos pessoais e profissionais. Jogo e tenho meus álbuns sempre atualizados. Fico ligada direto no Face no meu smartphone HTC Android e no meu iPad.

A aposentada Iara Kern, de Pelotas (RS), passa boa parte do seu dia conectada no Facebook, onde tem mais de 700 amigos:

¿ Já deixei até o velho Tio Google! ¿ orgulha-se ¿ E e-mail, para mim, já era.

Iara diz já ter ajudado dois artistas a abandonar drogas e álcool e agora, segundo ela, auxilia um advogado a largar o vício. Faz buscas e dá consultorias no Face sobre os mais variados temas, incluindo arquitetura, estamparia e relacionamentos. Mas o que mais gosta é de se divertir.

¿ Tiro onda com idiotas, desmascaro mal amadas, invejosas e dondocas mal resolvidas. Apoio eventos de cultura, dou a maior força a novos e antigos cantores. Dou conselhos espirituais e me divirto postando piadas, falas e outras besteiras mais.

O analista de sistemas Leandro Gomes, carioca, também é adepto do Face, mas não acredita que um dia a maioria dos internautas se conectará só às redes sociais.

¿ Não exclusivamente. O FB, porém, vem tentando substituir diversas outras ferramentas. Sempre se reinventando, ele tem incluído várias funcionalidades ao longo do tempo ¿ pondera.

Gomes acredita que o potencial das redes de relacionamento ainda está longe de ser atingido.

¿ Por exemplo, faria bastante sucesso uma ferramenta para indicação ou contraindicação de profissionais liberais, prestadores de serviços, empresas etc.

A carioca Vanessa Klein, técnica em redes e manutenção e professora de informática, vivia no Orkut, MSN e Skype. Há um ano migrou para o FB e, hoje, o site faz parte de sua rotina. Mas, segundo ela, ainda faltam atrativos ao FB para que ele possa dominar de verdade a internet.

¿ Sinto falta de noticiários em tempo real de acordo com o lugar, de jornais de assinatura, e também de um pouco de clareza nos conceitos e nas funcionalidades. Quem migrou para o Face ainda tem muitas dúvidas sobre as diferenças entre perfil, página das fofocas e outros setores meio obscuros. Acredito que exista algum tipo de rejeição ao site na questão da funcionalidade.

Para ler os depoimentos desses e outros usuários de redes sociais na íntegra, acesse o link glo.bo/eclipse_net>.