Título: Falha em um motor é hipótese forte
Autor: Lins, Letícia
Fonte: O Globo, 15/07/2011, O País, p. 9

Especialistas acham que avião perdeu potência e ficou sem sustentação

guilherme.voitch@sp.oglobo.com.br

SÃO PAULO. Um defeito em um dos motores do avião LET-410, que caiu anteontem em Recife, deixando 16 mortos, é a principal hipótese para o acidente levantada por especialistas em aviação ouvidos pelo GLOBO. Para eles, a forma como ocorreu o acidente demonstra que o avião foi perdendo potência e velocidade, até ficar sem sustentação e cair.

¿ Pelas informações que os pilotos teriam passado à torre de controle e pelas imagens mostradas antes da queda, houve pane em um dos motores. O piloto tenta planar até um pouso seguro, mas ocorre o stall e ele cai de barriga ¿ diz George Sucupira, presidente da Associação Brasileira de Pilotos e Proprietários de Aeronaves e membro do Conselho Consultivo da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Em aviação, o stall acontece quando a sustentação da aeronave é insuficiente, inviabilizando o controle do avião pelo piloto. Para Sucupira, somente as investigações dirão o que provocou a falha no motor.

¿ É um bom avião, que tinha acabado de sair da manutenção. Qualquer palpite, no momento, seria chute ¿ afirma.

Ainda segundo Sucupira, a investigação vai mostrar se houve falhas nos dois motores já que, em tese, o LET-410 tem capacidade para voar com apenas um dos motores.

¿ A coisa mais difícil de ocorrer é uma falha simultânea dos dois motores ¿ diz Ivan Sant¿anna, piloto e autor de livros sobre desastres aéreos. Para ele, se apenas um dos motores estivesse funcionando, o acidente ocorreria de outra forma.

¿ Com um dos motores funcionando, o piloto tentaria um pouso forçado e os destroços ficariam espalhados numa área de 50 ou 100 metros. Não foi o que aconteceu. O avião caiu seco e os destroços ficaram reunidos em um lugar apenas ¿ disse.