Título: Oposição quer abrir até uma segunda CPI
Autor: Alencar, Emanuel
Fonte: O Globo, 13/07/2011, Rio, p. 13

Denúncias fragilizam prefeito e antecipam disputa eleitoral

A trepidação política provocada pelas denúncias contra a prefeitura de Teresópolis antecipou a campanha eleitoral na cidade. Eleito em 2008 com 45,97% dos votos válidos, o prefeito Jorge Mário Sedlacek foi expulso do PT na última sexta-feira, o que o enfraquece politicamente e movimenta o tabuleiro da disputa eleitoral do ano que vem. Na Câmara, a oposição tenta instaurar uma segunda CPI para investigar as denúncias relacionadas ao processo de reestruturação da cidade, depois das chuvas, que depende apenas de uma assinatura.

Com o PT dividido, ganha força um antigo conhecido da cena local: Mário Tricano, que já foi declarado inelegível em cinco processos diferentes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e já teve o nome ligado ao jogo do bicho. Segundo colocado nas últimas eleições (com 27,49% dos votos), Tricano foi prefeito por três ocasiões. Também sai ganhando o grupo de José Carlos Faria, PDT, e do atual deputado estadual Nilton Salomão, PT. No último pleito, José Carlos e Nilton concorreram juntos a prefeito e a vice-prefeito pelo PMDB, ficando na terceira colocação.

Ex-aliado de Jorge Mário, o deputado Nilton Salomão não nega estar de olho na prefeitura. Sua relação com o prefeito começou a azedar no ano passado, quando Jorge Mário decidiu apoiar outros candidatos para a Alerj. Tricano já antecipou que será candidato no ano que vem, embora tenha sido condenado em primeira instância por abuso de poder econômico nas eleições de 2008. Em 94, ele foi preso por contravenção, sonegação fiscal e enriquecimento ilícito.

- Na minha avaliação, ele (Jorge Mário) não tem ambiente nem para morar na cidade - provocou Tricano.

Pela Lei da Ficha Limpa, Tricano só seria elegível em 2016. A questão, no entanto, é controversa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Um eventual pedido de candidatura terá que ser apreciado por um juiz. O prefeito Jorge Mário não retornou ontem as ligações do GLOBO.