Título: Dilma diz que fica triste com erros no governo
Autor: Gomes, Marcus Vinicius; Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 13/07/2011, O País, p. 10

CRISE NO GOVERNO

Desabafo foi encarado como referência a denúncias nos Transportes; Planalto respira aliviado com depoimento de Pagot

FRANCISCO BELTRÃO (PR) e BRASÍLIA. Ao lançar o Plano Safra de Agricultura 2011/2012, no Paraná, a presidente Dilma Rousseff disse ontem que fica "triste" com coisas erradas que acontecem no governo. A afirmação foi feita em entrevista a três emissoras de rádio, escolhidas por sorteio.

- Tem dias em que eu fico triste. Quando acontece alguma coisa errada no governo, eu fico triste. Todo mundo pode perceber que a gente, num governo, tem muitas dificuldades. Agora, eu acho que hoje o Brasil dá mais motivo de alegria do que de tristeza - disse Dilma, sem explicar quais seriam as coisas erradas a que se referia.

A declaração da presidente foi entendida como referência aos problemas enfrentados no Ministério dos Transportes.

Cerca de quatro mil pessoas, a maioria agricultores transportados por 160 ônibus fretados, participaram do evento.

Durante o lançamento do Plano Safra para a Agricultura Familiar, a presidente oficializou a liberação de R$16 bilhões do governo federal para as linhas de custeio, investimento e comercialização do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O Sudoeste do Paraná é considerado a mola propulsora do programa. Só em Francisco Beltrão existem cerca de 20 mil propriedades rurais. A maioria baseada no sistema de agricultura familiar.

Repetindo o termo "herança bendita" que usara na véspera ao se referir aos ministros indicados pelo ex-presidente Lula, Dilma usou a mesma expressão para denominar também a política de desenvolvimento agrícola implantada pelo seu antecessor.

- Fico orgulhosa de saber que tenho uma herança bendita que ganhei do governo Lula, uma herança com a qual contribuí e de que tenho muito orgulho. A convicção que tenho é de que herdei o processo de construção de um programa de desenvolvimento para o Brasil.

Dilma disse ainda que a sua missão é garantir a manutenção do plano agrícola nos mesmos moldes daqueles idealizados por Lula. Apesar do investimento de R$16 bilhões ser o mesmo oferecido aos pequenos agricultores na safra 2009/2010, Dilma afirmou que o governo abrirá um canal para liberar mais recursos em caso de necessidade.

O Palácio do Planalto respirou aliviado com o conteúdo do depoimento ao Senado do diretor-geral do Dnit, Luiz Antonio Pagot, que entrou de férias semana passada, depois da decisão da presidente Dilma Rousseff de afastá-lo do comando do órgão. Mesmo com os sinais da véspera de que ele não iria atirar no governo, havia o temor no núcleo palaciano de que ele pudesse sair do roteiro.

O núcleo de articulação política do Planalto avaliou que o caráter técnico dos esclarecimentos de Pagot ajudou a blindar o governo das denúncias de irregularidades nos Transportes.

* Especial para O GLOBO

COLABOROU Chico de Gois