Título: Eu e Dirceu somos irmãos siameses
Autor: Amorim, Silvia; Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 09/07/2011, O País, p. 10

Roberto Jefferson diz que será a palavra de Lula contra a do procurador

Pivô do maior escândalo do governo Lula, o deputado cassado Roberto Jefferson, um dos réus no mensalão, disse que sua pena deve estar diretamente ligada à aplicada ao ex-ministro José Dirceu.

O senhor leu o parecer da Procuradoria Geral da República?

ROBERTO JEFFERSON: Tentei entrar no site da PGR, mas não tem nada lá.

O que achou da decisão de pedir a absolvição do ex-ministro Luiz Gushiken?

JEFFERSON: Penso que está correta. Nunca ouvi dizer que ele tivesse se envolvido no mensalão. Tem muita gente inocente ali (na lista de réus).

E quem são?

JEFFERSON: Não vou citar nomes. Quem vai decidir isso é o plenário do STF. Não sou juiz, sou réu. Mas tem gente inocente ali e também gente culpada. Tem mais gente culpada que inocentes.

Como está a preparação da sua defesa?

JEFFERSON: Estou esperando o parecer. Mas minha linha de defesa é muito clara. Admito o delito de caixa dois, mas não fiz mensalão. Não aluguei minha bancada. Fiz caixa dois de campanha, mas mensalão eu não deixei entrar no meu partido. Não permiti que esse dinheiro contaminasse minha bancada. Mantenho tudo o que disse.

O que espera do STF?

JEFFERSON: Creio numa decisão justa. Meu advogado já disse: "Você e Dirceu são irmãos siameses. O que der para o Dirceu dá para você". Então, é isso: o que der para ele, dá para mim (a pena de Dirceu, porém, é maior que a pedida para Jefferson).

O que seria decisão justa?

JEFFERSON: Se eles me condenarem por crime eleitoral, eu não tenho o que discutir. Mas não aceito essa denúncia de corrupção e lavagem de dinheiro. Se for culpado por essa denúncia, eu me rebelo. Não fiz isso. Não podem me empurrar nesse mesmo bolo.

O senhor está preparado para qualquer decisão?

JEFFERSON: Não estou, não. Essa denúncia de corrupção e lavagem de dinheiro, não aceito. Contra mim essa denúncia é injusta. Não pratiquei o que eles estão descrevendo contra mim na denúncia. (Se for culpado por ela) Vou me rebelar porque é incorreto e injusto.

O ex-presidente Lula prometeu comprovar que o mensalão foi uma farsa. Quais são as chances de ele conseguir manter essa palavra?

JEFFERSON: Ele vai ter que discutir com a PGR. Não é mais um fato político e sim processual. Lula é um animal político, mas não é advogado ou procurador. Será a palavra dele contra a da procuradoria.