Título: Venezuela passa Arábia Saudita
Autor: Oliveira, Eliane; Beck, Martha
Fonte: O Globo, 19/07/2011, Economia, p. 17

RIO e LONDRES. As reservas confirmadas de petróleo cru da Venezuela ultrapassaram, em 2010, as da Arábia Saudita, segundo o relatório anual da Organização do Países Exportadores de Petróleo (Opep), divulgado ontem. As reservas venezuelanas atingiram 296,5 bilhões de barris no ano passado, um crescimento de 40,4% em relação a 2009. Já a Arábia Saudita ficou com 264,5 bilhões de barris.

Não se sabe ainda se todas as descobertas de petróleo da Venezuela são economicamente viáveis. O grande desafio do país será conseguir atrair investidores para desenvolver as reservas e transformá-las em riqueza, afirmou o advogado Heller Barroso, especializado em petróleo e gás. Ele ressaltou que o petróleo existente na Venezuela, principalmente o encontrado em Carabobo, na faixa do Orinoco, é ultrapesado, o que exigirá elevados investimentos.

- O valor desse petróleo cru no mercado internacional é muito pequeno por ser ultrapesado, envolvendo processos tecnológicos de custos elevados para o seu refino - explicou Barroso.

O advogado lembrou que a partir de 2007, quando a Venezuela nacionalizou suas reservas, as grandes petrolíferas deixaram o país. A própria Petrobras viu seus ativos em reservas no país serem limitados a 40%, com o governo venezuelano assumindo 60% por meio da estatal petrolífera PDVSA.

Atualmente a PDVSA tem parcerias com algumas petrolíferas de Cuba, Angola e Rússia. Exxon e ConocoPhillips recorreram à arbitragem internacional para questionar a expropriação de reservas na época da nacionalização.

- Se não tiver refinaria, a Venezuela terá um prejuízo estúpido com esse petróleo ultrapesado - disse Barroso.

O levantamento da Opep confirma o anúncio feito pelo governo venezuelano sobre o patamar das reservas em janeiro.

Outros membros da Opep que registraram aumento nas reservas foram Irã e Iraque. As do Irã cresceram 10,3%, para 151,2 bilhões de barris, e as do Iraque, 24,4%, para 143,1 bilhões. Isso pode aumentar o poder no cartel daqueles que defendem preços maiores para o petróleo. Na última reunião da Opep, em junho, os três países foram contra o aumento da produção, defendido pela Arábia Saudita para conter a escalada de preços.

Segundo o relatório da Opep, o Brasil ocupava a 14ª posição entre as maiores reservas provadas de petróleo, com 12,9 bilhões de barris.

(*) Com agências internacionais