Título: Wendi, a tigresa que roubou a cena
Autor:
Fonte: O Globo, 20/07/2011, O Mundo, p. 32

Mulher de Murdoch chama a atenção do mundo ao dar bofetada em agressor do marido no Parlamento

O ATIVISTA e comediante Jonnie Marbles (acima) preso após o ataque a Murdoch com um prato cheio de espuma no Parlamento, e a reação de Wendi Deng, que pula na direção do agressor e lhe dá uma bofetada (ao lado)

LONDRES. A ação durou apenas alguns segundos, mas foi suficiente para que Wendi Deng ¿ a mulher de Rupert Murdoch e mãe de duas filhas dele ¿ roubasse a cena dos tão esperados depoimentos no Parlamento britânico sobre os grampos telefônicos envolvendo a News Corporation. ¿Como uma tigresa¿, segundo testemunhas, Wendi, do alto de seu 1,82m, precipitou-se em direção a um homem que surpreendeu a todos ao lançar um prato de papelão cheio de espuma de barbear contra Murdoch, e desferiu uma bofetada no agressor. Em seguida, Wendi, vestida num terninho cor-de-rosa e numa saia preta, pegou o prato e jogou contra o homem, identificado como Jonnie Marbles, um ativista e comediante.

¿ Peguei ele! ¿ gritou a ex-jogadora de vôlei atualmente com 42 anos, logo após dar o que mais pareceu uma ¿cortada¿ no agressor de seu marido, enquanto os policiais demorariam alguns segundos mais para agarrar Marbles.

Ainda com espuma nos pés, Wendi foi socorrer Murdoch, que parecia completamente aturdido com a situação. Sentou-se à mesa ao lado dele e começou a limpar a espuma do rosto do marido, abraçando-o, enquanto os advogados de Murdoch protestavam contra a falta de segurança no local. Levou cerca de dez minutos para que um policial, também com espuma na cabeça, conseguisse restaurar a calma na comissão do Parlamento, e a sessão pudesse continuar, com Murdoch já sem o paletó manchado durante o ataque.

Pouco antes da agressão, Marbles escreveu em sua conta do Twitter: ¿Na realidade, faço parte dessa comissão e pude confirmar: Murdoch é o senhor Burns¿, em referência ao personagem da série ¿Os Simpsons¿. Também afirmou: ¿Rupert Murdoch parece estar senil¿.

Criticada durante a semana passada por ter comparecido a duas pré-estreias de filmes ¿ uma em Los Angeles e outra em Nova York ¿ enquanto Murdoch vivia os momentos mais difíceis de sua carreira, Wendi surpreendeu a todos ao se manter firme atrás do marido durante o depoimento, chegando a ser comparada pelos jornalistas a uma das protagonistas do filme ¿As panteras¿.

A atitude da chinesa naturalizada americana, normalmente recatada e avessa às festas da alta sociedade de Nova York, onde mora, foi o bastante para que Wendi despertasse a atenção mundial e chegasse aos tópicos mais comentados no Twitter. Já no Facebook, ela ganhou uma página de fãs que não para de crescer. ¿Todo homem precisa de uma mulher assim¿, ¿É uma ninja!¿ e ¿Modelo no quesito resposta rápida e atenção, uma inspiração para a News Corp¿ foram alguns dos comentários na rede.

Até o parlamentar trabalhista Tom Watson, crítico fervoroso da News International, rendeu-se, concluindo suas perguntas a Murdoch com um elogio: ¿Sua mulher tem um bom gancho de esquerda¿.

Casada com o empresário há 12 anos, Wendi teve uma trajetória conturbada antes de ser considerada uma das mais influentes mulheres asiáticas. Nascida em Xuzhou, filha de membros do Partido Comunista Chinês, Wendi levou uma existência simples, entre o vôlei e os estudos de Medicina até, aos 19 anos, conhecer o casal de americanos Jake e Joyce Cherry, que a ajudaram a estudar Economia na Califórnia. Mas Joyce logo se deu conta de que seu marido tinha um caso com a chinesa, e expulsou de casa os dois ¿ que ficaram casados por dois anos, tempo suficiente para que Wendi obtivesse o green card. O casamento acabou, pois Wendi teve um caso com um colega de faculdade 25 anos mais novo que Jake.

Isso não impediu que ela fizesse, em seguida, um MBA na prestigiosa Yale. No avião, em sua viagem de volta à China, conheceu um dos assessores de Murdoch, e o convenceu a lhe dar uma vaga na News Corporation. Entrou na empresa em 1996 e, um ano depois, conheceu Murdoch. Em menos de dois anos, Wendi passaria de estagiária a mulher do dono de um dos maiores impérios da mídia, casando-se com Murdoch apenas três semanas após o divórcio do empresário da segunda mulher, Anna, com quem estava casado há 32 anos.

Mas, como é frequentemente sublinhado pelas mídias americana e britânica, Wendi não é considerada uma ¿esposa troféu¿ ¿ em referência a mulheres jovens, bonitas, mas sem grande inteligência com quem muitos homens como Murdoch costumam se casar. Wendi é considerada na empresa uma parceira de Murdoch, cujas opiniões são respeitadas pelo empresário. Ela é uma importante figura para os negócios do conglomerado na Ásia, e dada a diferença de idade de quase 40 anos entre os dois, especula-se que se tornará a grande dama da mídia quando Murdoch morrer.