Título: Brasil tem 1,2 milhão sem proteção
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 22/07/2011, O País, p. 11

Censo mostra déficit de 700 centros na rede do Brasil sem Miséria

BRASÍLIA.Linha de frente do plano Brasil sem Miséria, a rede de proteção social brasileira tem um déficit de 700 Centros de Referência da Assistência Social (Cras), sendo que 129 municípios não mantêm sequer uma unidade desse tipo em serviço. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome também estima que 1,2 milhão de miseráveis não recebam qualquer atendimento, nem mesmo benefícios do Bolsa Família ou demais programas de transferência de renda.

O dado foi divulgado ontem pelo ministério, no lançamento do Censo 2010 do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Esses dessassistidos fazem parte dos 16 milhões de indigentes que constituem o público-alvo do Brasil Miséria, principal promessa de campanha da presidente Dilma Rousseff, que tem a meta de erradicar a pobreza extrema até 2014.

Para atingir esse objetivo, o governo pretende localizar e atender os indigentes sem assistência. Os Cras desempenham papel fundamental nessa política. Segundo o ministério, o país tem hoje 7.607 centros. Ou seja, o déficit de 700 unidades corresponde a 10% do total em funcionamento. Esse número a mais de Cras, segundo o ministério, seria suficiente para atender a todas as famílias registradas no Cadastro Único (CadÚnico) que necessitam de apoio. O cadastro relaciona 19,6 milhões de famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa.

A secretária nacional de Assistência Social, Denise Colin, destacou o aumento da cobertura de Cras, mas admitiu que as lacunas na rede de assistência preocupam. Afinal, é essa rede que realizará a chamada busca ativa, esforço do Brasil sem Miséria para incorporar às políticas sociais o grupo estimado de 1,2 milhão de brasileiros extremamente pobres e atualmente desassistidos. Os 129 municípios sem Cras correspondem a 2% do total de cidades no país:

- O Cras é o principal equipamento que garante a proteção básica - afirmou Denise.

Segundo o censo, o número de municípios desprovidos de Cras era bem maior no ano passado: 845. Dos 129 que permanecem descobertas, 25 não fazem parte do Suas, ou seja, não recebem recursos federais para ações de assistência social.