Título: PF vai investigar adesões a PSD no Amazonas
Autor: Gamboa, Eric
Fonte: O Globo, 22/07/2011, O País, p. 9

Cartórios de Manaus também verificam irregularidades em assinaturas de apoio à criação do partido de Kassab

MANAUS. Assim como em São Paulo e em outros estados, as assinaturas de apoio à criação do Partido Social Democrático (PSD) no Amazonas também serão investigadas pela Polícia Federal (PF). Esta semana, o juiz da 62ª Zona Eleitoral de Manaus, Carlos Zamith, vai enviar uma amostragem das cerca de 600 assinaturas com indícios de fraude para ser periciada na PF.

De acordo com o juiz, a 62ª Zona recebeu para conferência aproximadamente mil assinaturas da Comissão Provisória da legenda do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

- Não precisa ser perito para constatar as discrepâncias. São tantas que vamos encaminhar para a Polícia Federal, agora, apenas as mais absurdas - explicou o magistrado. Cartórios de outras zonas em Manaus também identificaram irregularidades como assinaturas de eleitores mortos.

Para juiz eleitoral, há claros indícios de fraudes

Segundo Zamith, além de haver claros indícios de fraudes, há listas que parecem ter sido assinadas pela mesma pessoa. Outro caso de clara irregularidade foi identificado com a eleitora Maria do Socorro Ribeiro, que ao votar em 2010 assinou com a impressão digital, por ser analfabeta, mas o PSD apresentou uma assinatura por extenso na sua ficha de apoio.

Zamith explicou que os partidos, quando solicitam, podem ter acesso a lista com nomes e número do título de eleitor dos votantes em determinada sessão, o que pode explicar o acesso aos dados dos apoiadores apresentados na Justiça.

O secretário-geral da Comissão Provisória do PSD no Amazonas, Paulo Radin, informou que, além dos problemas identificados na Justiça Eleitoral, cerca de 20 mil fichas de eleitores que apoiam a criação da sigla deixaram de ser enviadas por apresentarem inconsistências. A comissão estadual já reuniu quase 60 mil assinaturas e enviou cerca de 40 mil aos cartórios eleitorais. Desse total, cerca de sete mil já foram validadas, e a legislação eleitoral exige que 1.622 sejam validadas no Amazonas.

Radin atribui a voluntários as irregularidades, eximindo o partido de qualquer responsabilidade.

- Essas pessoas querem, de alguma maneira, agradar, mas acabam atrapalhando - afirmou o secretário, usando a mesma justificativa que outros organizadores do partido estão usando nos estados onde há supostas fraudes.

Depois das denúncias de irregularidades, Radin disse que a comissão reformulou o processo de captação das assinaturas e conseguiu elevar de 40% para 70% o percentual de assinaturas válidas.

- Isso não é absurdo, a minha assinatura também não conferiu porque no dia da votação fiz uma rubrica e na ficha eu assinei o nome completo - afirmou Radin, que teve de enviar nova ficha de apoio à criação do PSD. Segundo ele, as inconsistências de assinaturas são as de menor incidência.

O PSD está correndo contra o tempo: para a criação do partido são necessárias cerca de 500 mil assinaturas em pelo menos nove estados até um ano antes das eleições, ou seja, até o início de outubro.

* Especial para O GLOBO