Título: Fred, o braço de Valdemar no Dnit
Autor: Gerson Camarotti, Alvarez, Regina; Lima, Maria
Fonte: O Globo, 16/07/2011, O País, p. 3
Sem pertencer ao órgão, representante participava de reuniões com empreiteiros
BRASÍLIA. A revelação, confirmada ontem pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, de que um representante do deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP) participava de reuniões do ministério, sem qualquer ligação funcional com o órgão, é mais uma mostra de como o presidente de honra do PR comandava uma administração paralela e extraoficial na pasta. Frederico Augusto de Oliveira Dias, o Fred, tinha gabinete no Dnit, participava de reuniões com prefeitos, empreiteiros e até com o ministro, embora ninguém diga quem o contratou. Operava, segundo denúncias, como braço de Valdemar dentro do Dnit.
Em depoimento na Câmara dos Deputados, o diretor afastado do Dnit, Luiz Antonio Pagot, tentou diminuir a importância de Fred. Indagado sobre a atuação do indicado de Valdemar, disse que Fred era só um "boy", um "estafeta" ( mensageiro).
Não era bem assim. Ontem, o ministro Paulo Sérgio Passos confirmou que Fred participou de sua comitiva em viagem a Salvador, em novembro de 2010, para reunião com representantes do governo da Bahia. O ministro frisou que Fred fora designado como representante do Dnit na reunião por Pagot e por outro diretor, Luiz Munhoz, da área de construções rodoviárias.
Fred cuidaria de convênios no Dnit, segundo a informação do órgão ao ministro.
Foto de divulgação da Câmara Municipal de Barretos mostra encontro do presidente da Câmara, Paulo Correa (PR), com Valdemar e "o assessor do Dnit Frederico de Oliveira Dias", como foi identificado.
Apesar de conhecido como assessor da Diretoria Geral do Dnit, Fred não é concursado e não ocupa função comissionada. Mas tinha gabinete, ao lado do de Pagot, e-mail oficial do órgão e é filiado ao PR. Pelas denúncias, Valdemar também teria sala própria no Ministério dos Transportes.