Título: Lobão diz que governo pode importar etanol
Autor: Rodrigues, Lino
Fonte: O Globo, 16/07/2011, Economia, p. 31

Objetivo será garantir o abastecimento no mercado doméstico

Para garantir o abastecimento, o governo federal poderá reduzir o percentual de álcool anidro na gasolina, que atualmente é de 25%. A informação foi dada ontem pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, ao explicar que o assunto está sendo avaliado e que a decisão será tomada até o dia 1º de outubro, antes do início da entressafra. Pelas regras, a mistura de anidro pode variar de 18% a 25% na gasolina.

- Se chegarmos à conclusão de que há uma necessidade para garantir o abastecimento, nós faremos a redução da mistura. E, se for necessário, também importaremos uma quantidade de etanol - afirmou o ministro.

Por sua vez, o diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, disse que o país está vivendo uma crise de demanda, que vem crescendo muito, impulsionada pelo aumento das importações de carros, que não vem sendo acompanhado de ampliação da oferta.

- O que estamos enfrentando hoje é uma crise de crescimento. A demanda cresceu muito e a oferta não cresceu igual, nós estamos em crise - destacou Lima.

Estoques reguladores para enfrentar de 15 a 30 dias

O ministro Edison Lobão explicou que o governo federal vai ajudar no financiamento aos usineiros para a formação dos estoques reguladores e para a renovação dos canaviais. Segundo ele, os estoques visarão a atender o consumo de 15 a 30 dias. O financiamento às usinas será dado pelo BNDES, que dará empréstimos a juros subsidiados.

O ministro participou ontem no Rio da posse dos dois novos diretores da ANP Florival Rodrigues de Carvalho e Hélder Queiroz.

Lima disse que dentro de duas semanas deverá ser publicada resolução pela qual o órgão passará a fiscalizar a produção de álcool no país. O objetivo é ter regras para garantir o abastecimento do produto. A resolução vai definir as metas de produção e como serão fiscalizados os estoques, principalmente no período que antecede a entressafra. Segundo Lima, os primeiros contratos com os usineiros serão assinados dentro de um a dois meses.

A importação de carros que consomem gasolina vem aumentando a demanda da gasolina e do anidro. As refinarias da Petrobras estão funcionando a plena carga, sem ociosidade.

- As medidas que estamos tomando visam justamente a impedir essa escassez do produto e, sobretudo, o salto nos preços - afirmou o diretor-geral da ANP.