Título: Brasília vê atitude com ressalvas
Autor:
Fonte: O Globo, 16/07/2011, O Mundo, p. 37

BRASÍLIA. O Brasil vê com ressalvas o reconhecimento americano do Conselho Nacional de Transição dos rebeldes na Líbia. Na avaliação do governo brasileiro, o melhor caminho para o entendimento seria pela intermediação dos países da região, preferencialmente da União Africana.

- Nosso desejo é que os anseios do povo líbio sejam atendidos. A violência contra os civis deve ser condenada - comentou um alto funcionário do governo brasileiro.

Um das preocupações, já demonstradas publicamente pelo Itamaraty, é com o recrudescimento da violência contra civis, tanto da parte dos rebeldes quanto dos partidários do ditador Muamar Kadafi. Por essa razão, o Brasil prefere apostar na capacidade de mobilização dos países africanos.

- Para nós, é muito importante o posicionamento da União Africana - disse essa fonte.

Junto com Alemanha, Índia, China e África do Sul, o Brasil votou contra a criação de uma zona de exclusão aérea sobre a Líbia, tendo à frente a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). No entanto, concordou com o envio de uma missão da ONU ao país para apurar casos de violações aos direitos humanos. (Eliane Oliveira)