Título: Um milhão de conexões de rede no evento
Autor: Tavares, Mônica
Fonte: O Globo, 23/07/2011, Economia, p. 36

Esquema de banda larga na Copa visa a atender a 400 mil

BRASÍLIA. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai conceder uma licença provisória e temporária para uma empresa prestar o serviço de infraestrutura de telecomunicações no Riocentro, onde será realizada a Rio+20. Uma fabricante chinesa de equipamentos já demonstrou interesse, e outros grupos começaram a manter contato com o governo acerca do projeto.

As redes de banda larga serão ultrarrápidas na Copa, para atender entre 300 mil e 400 mil pessoas que visitarão o Brasil usando celulares e computadores. Isto significará, segundo o ministro, quase 1 milhão de conexões concentradas em hotéis, áreas de circulação de turistas e em estádios. A previsão é uma infraestrutura de 20 gigabits de velocidade em alguns locais, e também recursos para transmissão de vídeos e televisão:

- O Rio vai estar todo com tecnologia 4G na Copa. A pessoa vai querer ir na Lapa tomar uma água mineral e precisa estar conectado - disse o ministro Paulo Bernardo.

Algumas das estruturas de telecomunicações começarão a funcionar em 2013, nas cinco cidades onde será realizada a Copa das Confederações: Rio, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Porto Alegre. (M. T.)