Título: Infraestrutura de telecom da Copa terá R$200 milhões
Autor: Tavares, Mônica
Fonte: O Globo, 23/07/2011, Economia, p. 36

BRASÍLIA. Com R$200 milhões de investimentos da Telebrás, o governo pretende montar uma grande estrutura de telecomunicações com serviços de banda larga, telefonia fixa e móvel e radiodifusão para a Copa de 2014, antecipou ao GLOBO o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. As redes serão instaladas em 145 locais predefinidos - estádios de futebol, concentrações das 32 seleções, centros de mídia, birôs da Fifa e hotéis - nas 12 cidades onde serão realizados os jogos.

As redes da Telebrás poderão ser alugadas pelas operadoras. E, para evitar "apagões", serão duplicadas.

Está sendo acelerada ainda a licitação da telefonia móvel 4G, que ficará pronta 12 meses após serem definidos os vencedores. Já o leilão de quatro novos satélites está marcado para o próximo mês. Um grande data center - do porte de "um Google, um YouTube e de um Facebook", segundo o governo - para impedir gargalos nos links com o exterior também será construído.

Paulo Bernardo disse que o trabalho de infraestrutura de telecomunicações já começa no próximo ano, durante a Rio+20, conferência internacional de desenvolvimento sustentável, para a qual são esperados 170 chefes de Estado e 50 mil delegados.

- O ensaio vai ser o trabalho para a Rio+20.