Título: Lula elogia ação de Dilma no caso dos Transportes
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 23/07/2011, O País, p. 12

Para ex-presidente, chegará a hora de se separar o joio do trigo

RECIFE. Depois de tratar com benevolência aliados que se envolveram em escândalos durante o seu governo - como os acusados nos casos do mensalão e dos aloprados -, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugeriu ontem na capital pernambucana que as lideranças do PR, que estão sob suspeita de comandar esquema de desvio de recursos no Ministério dos Transportes, podem voltar ao governo e lembrou que as acusações fazem parte do regime democrático, porque, se não fosse assim, todas as denúncias iriam para debaixo do tapete. Ressaltou que a presidente Dilma Rousseff faz questão que todas as acusações sejam apuradas e disse ter convicção de que chegará o momento de se separar o joio do trigo.

- O importante é que, em um governo democrático, você mande apurar (as denúncias). Tem a Controladoria Geral da União, o Ministério Público, a Polícia Federal para apurar. Se for inocente, pede-se desculpas. Se for culpado, pune-se. Em um governo pouco democrático, você bota (as suspeitas) para debaixo do tapete. Acho que a presidente está fazendo muito bem em exigir investigação de todas as denúncias que aparecerem. Se as pessoas forem inocentes, pede-se desculpas. Se forem culpadas, pagam o preço de terem cometido os seus erros - disse.

O ex-presidente deu as declarações em uma tumultuada entrevista, enquanto caminhava do Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, ao Teatro Santa Isabel, onde recebeu três títulos de doutor honoris causa, concedidos por três universidades públicas de Pernambuco.