Título: Senadores confirmam assinaturas
Autor: Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 01/08/2011, O País, p. 5

Maldaner e Bauer alegam que desconheciam irregularidades da ONG

BRASÍLIA. O senadores Casildo Maldaner (PMDB-SC) e Paulo Bauer (PSDB-SC) reconheceram suas assinaturas no atestado em favor da ONG Instituto Cia do Turismo, de Jorge Nicolau Meira, mas negam qualquer irregularidade em suas ações. Maldaner afirma que desconhecia o conteúdo do atestado. Alega que endossou a declaração por confiar em Meira.

- Eu conheço o Meira. Mas onde funciona o instituto e quando foi criado, eu não tenho ideia. Isso pode ser uma fraude - disse o senador.

Em resposta por escrito ao GLOBO, Bauer disse que assinou o atestado por considerar idôneas as informações fornecidas por Meira. O senador afirmou não ter "compromisso com fatos que desrespeitem a legislação vigente" .

O deputado Valdir Colatto (PMDB-SC) afirmou não se lembrar de ter assinado a declaração em favor da ONG. Colatto também não soube dizer se conhece a entidade:

- Se está funcionando eu não sei. Se tem minha assinatura, devo conhecer. Eu vi algumas coisas disso, mas não tenho detalhes.

Procurado pelo GLOBO, Edinho Bez (PMDB-SC) não concedeu entrevista. Já o empresário Jorge Meira alegou que não foi avisado por seu contador sobre as supostas ilegalidades.

- Se alguém tivesse me alertado, não teria feito - disse Meira.

Em nota, o ministro do Turismo Pedro Novais informou que "todos os contratos e repasses foram feitos na gestão anterior". E avisou que as contas da entidade estão sob análise.