Título: Orçamento ainda é motivo de queixas
Autor: Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 07/08/2011, O País, p. 13

Ministro fará novas reuniões individuais com os militares

BRASÍLIA. Entre os problemas abordados na conversa de Celso Amorim com os ministros das três Forças, estava a questão orçamentária, uma antiga queixa dos militares. Ao longo da semana, o novo ministro deverá fazer reuniões individuais com os comandantes.

- O ministro disse que está com disposição e vai se empenhar para resolver as questões da pasta - relatou um assessor.

A indicação de Celso Amorim provocou a reação em alguns setores militares, que manifestaram preocupação sobre possíveis mudanças de rumo na política de defesa. Um general chegou a se declarar em dúvida sobre o posicionamento do novo ministro da Defesa em relação a temas delicados como o projeto da Comissão da Verdade, em tramitação no Congresso Nacional.

Dilma diz que política de defesa é decisão do governo

Numa tentativa de evitar eventuais problemas, Dilma e o ministro reafirmaram que a política de defesa é uma decisão do governo e não de uma pessoa.

Pela manhã, Dilma recebeu o ex-deputado petista José Genoino, assessor especial da Defesa nomeado pelo ex-ministro Nelson Jobim, e os ministros Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia) e Helena Chagas (Comunicação Social).

A nomeação de Amorim foi anunciada na quinta-feira à noite, após Jobim entregar à presidente Dilma sua carta de demissão. A permanência de Jobim tornou-se insustentável após declarações dele à revista "Piauí" sobre as ministras Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil).

Presidente questionou se Genoino seria útil

Na mesma entrevista, o ex-ministro revelou que, quando ele apresentou a Dilma a ideia de fazer de Genoino seu assessor na Defesa, a presidente questionou se o petista seria realmente útil. Jobim relatou ter respondido a ela que quem deveria saber se Genoino era útil ou não era ele.

Dilma já estava incomodada com Jobim após este ter declarado, em outra entrevista recente, que votou no tucano José Serra nas eleições do ano passado.