Título: Amorim afirma que não vai reinventar a roda
Autor: Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 07/08/2011, O País, p. 13

Após se reunir com Dilma, novo ministro da Defesa tenta tranquilizar comandantes em encontro de quase duas horas

BRASÍLIA. Depois de se reunir com a presidente Dilma Rousseff, o novo ministro da Defesa, Celso Amorim, teve um encontro ontem de quase duas horas com os comandantes das Forças Armadas no Palácio do Planalto. Após a apresentação formal entre as duas partes, Amorim tentou tranquilizar os militares quanto à condução das políticas da pasta. A pedido da presidente, Amorim deixou claro que não haverá alterações na Estratégia Nacional de Defesa, traçada durante a administração do ex-ministro Nelson Jobim.

- Não vou reinventar a roda. Vou trabalhar para implementar as ações e diretrizes constantes da Estratégia Nacional de Defesa - disse Amorim, segundo um de seus assessores relatou depois do encontro com os comandantes militares.

Toda a cúpula militar compareceu ao encontro com Amorim no Palácio do Planalto: os comandantes do Exército, general Enzo Peri; da Marinha, almirante Moura Neto; da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito; e do Estado-Maior Conjunto, general José Carlos De Nardi.

O ministro não quis dar entrevista. Segundo assessores, ele só falará com a imprensa depois da posse, marcada para amanhã.

Encontro teria terminado em clima de descontração

Amorim se reuniu no início da tarde com a presidente Dilma no Alvorada. Durante o encontro, a presidente traçou as linhas gerais do que espera da Defesa nos próximos anos. Ficou claro que não haverá guinada na política que vinha sendo conduzida até quinta-feira por Jobim.

Momentos depois, na reunião no Palácio do Planalto com os comandantes, Amorim retransmitiu as orientações da presidente. Segundo um dos assessores do ministro, o encontro, que começou formal, terminou em clima de descontração.

No início da conversa, Amorim explicou os motivos que o levaram a aceitar o convite para a Defesa. Logo depois, os comandantes fizeram explanações sobre as questões consideradas por eles mais relevantes em cada setor.