Título: MP Eleitoral pede impugnação do PSD
Autor:
Fonte: O Globo, 09/08/2011, O País, p. 12

Solicitação é baseada nos indícios de fraude nas listas de criação do partido

SÃO PAULO. O Ministério Público Eleitoral em São Paulo apresentou à Justiça um pedido de impugnação do PSD, o novo partido do prefeito Gilberto Kassab, com base em indícios de duplicidade de assinaturas nas listas de apoio à criação da sigla.

Os advogados do PSD vão contestar o pedido e sustentam que o questionamento do procurador coloca em dúvida o trabalho dos cartórios eleitorais, e não a conduta da militância que ajuda na coleta de nomes, passo preliminar para pedir o registro definitivo da sigla no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

- É duvidar da fé pública de uma serventia da Justiça Eleitoral - disse o advogado do PSD, Admar Gonzaga. Segundo ele, o pedido de impugnação precisaria ter "bases sólidas".

De acordo com a assessoria de imprensa do PSD, o pedido levado ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo sustenta que o sistema de conferência de assinaturas em 56 zonas eleitorais é "passível" de erro. O GLOBO não conseguiu contato com a assessoria de imprensa do MPE-SP ontem à noite.

No Ceará, o PSD começa a se organizar com o apoio dos irmãos Gomes. A sigla "já nasce aliada" ao PSB e servirá de abrigo para os tucanos que se realinharam após as eleições do ano passado. O governador Cid Gomes (PSB) liberou seu chefe de gabinete, Almircy Pinto, para coordenar a criação do partido, com a condição de não avançar entre aliados. Enquanto isso, seu irmão, o ex-deputado Ciro Gomes (PSB), tenta evitar um racha no partido. Ambos negam intenção de mudar de partido.

- Essas informações têm zero fundamento. Devem ter confundido as siglas. O que eu estou fazendo é um trabalho de articulação para o PSB.

Em maio, essa articulação foi combinada em um jantar entre Kassab e Cid. Segundo Almircy, as assinaturas para criação do partido já foram conseguidas.

- Temos o apoio do governador - disse ele, que contabiliza 9 deputados e 35 prefeitos tucanos entre os futuros filiados.