Título: Chávez diz que cometeu erro ao subestimar dores
Autor:
Fonte: O Globo, 08/08/2011, O Mundo, p. 26

Sinais do câncer vêm desde dezembro, fala o presidente na TV

HAVANA E CARACAS. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, de 57 anos, reconheceu em entrevista transmitida ontem na TV, que cometeu "erros fundamentais" em relação ao câncer que o acometeu porque sentia dores desde dezembro.

- Na época das inundações de dezembro e janeiro, eu andava com umas dores de que ninguém sabia, a não ser uma equipe muito pequena. Elas me paralisavam às vezes - revelou Chávez ao jornalista José Vicente Rangel, seu ex-vice-presidente.

Segundo o presidente, um velho ferimento no joelho e uma lesão no nervo ilíaco (ligado à bacia) predominavam no diagnóstico, mas ele se negou a fazer exames aprofundados porque queria celebrar o bicentenário do país, no dia 5 de julho, com a cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e do Caribe, que ele havia convocado.

- Erros fundamentais - reconheceu. - Uma noite, eu disse a alguém: "não será algo mais grave o que tenho, não será um câncer?". Eu mesmo dizia: "Não, tenho que chegar ao 5 de julho e, depois, façam o que quiserem comigo".

Chávez chegou a Havana, em Cuba, na noite de anteontem, para fazer exames antes de iniciar a segunda fase de seu tratamento com quimioterapia. Ontem, ele escreveu uma mensagem otimista no Twitter: "Aqui em Havana! Em plenos exames diagnósticos! Adiante, com Deus e a Virgem! Eu me sairei bem e seguiremos adiante. Abraços a Venezuela!"