Título: Ecos da violência dos anos 80 voltam a assombrar
Autor:
Fonte: O Globo, 08/08/2011, O Mundo, p. 25

Conflitos afetaram milhares de pessoas e abriram discussão social

As imagens dos prédios e carros queimados e de jovens depredando lojas e atacando a polícia não são estranhas para quem viveu em Londres e outras cidades britânicas durante os anos 80. Na época, uma série de distúrbios em grandes e médias cidades abriu um debate sobre o papel da polícia e dos conflitos sociais no país.

Analistas viram nos distúrbios do fim de semana na Londres pré-olímpica ecos dos anos 80, com a polícia enfrentando críticas severas por desmandos e corrupção, e sem um comando claro. Isso em meio a uma crise econômica que piorou as condições de vida das classes mais pobres, principalmente os imigrantes.

Segundo reportagem do jornal britânico ¿The Guardian¿, a troca de acusações entre jovens e a polícia em muito pouco difere da dos anos 80. Eventos semelhantes aconteceram na mesma região de Tottenham em 1985, assim como em Toxteth, em Liverpool, em 1981. As condições também não eram diferentes: jovens moradores de bairros pobres, a maioria imigrantes negros, em conflito contra uma polícia violenta e racista.

Em 1985, a escalada foi ainda pior. Milhares de pessoas ficaram feridas, centenas foram presas e o prejuízo alcançou milhões de libras.

O jornalista David Akinsanya que cobriu os conflitos de 1985 e os deste fim de semana vê muitas similaridades, mas aponta diferenças.

¿ A comunidade de imigrantes negros de Tottenham antes tinha mais medo da polícia. Agora as pessoas estão mais conscientes, cobram mais, isso obriga as autoridades a agirem com mais transparência. Porém, o medo da polícia que muitos jovens negros sentem permanece ¿ disse Akinsanya.