Título: Do amanhã para o futuro
Autor: Berta, Ruben
Fonte: O Globo, 05/08/2011, Rio, p. 22

Com UPP, Dona Marta deixa de ter ter escola de área de risco

O projeto Escolas do Amanhã, criado em 2009 pela Secretaria municipal de Educação para atender a 151 unidades em áreas violentas da cidade, atua agora em 150 colégios. A Escola Joaquim Nabuco, na Rua Dona Mariana, em Botafogo, é a primeira a ser excluída do programa por causa do processo de pacificação. O colégio atende fundamentalmente a crianças e jovens do Morro Dona Marta, primeira favela a ganhar uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), em dezembro de 2008.

¿ Temos a intenção de retirar o projeto assim que a pacificação completar três anos na região em que a unidade está localizada. ¿ afirmou o coordenador do Escolas do Amanhã, André Ramos. ¿ No caso da Joaquim Nabuco, o que vem sendo desenvolvido por lá vai continuar até o fim do ano. Enquanto isso, estamos planejando um outro trabalho, que vamos aplicar especificamente nas áreas que já têm o processo de ocupação do estado consolidado.

O Escolas do Amanhã leva uma série de iniciativas às unidades contempladas, como experiências científicas; parceria de mães voluntárias e contratação de estagiários, com preferência aos universitários da região. Outra iniciativa é o Bairro Educador, que serve para incorporar a comunidade à escola, com a realização de atividades fora do ambiente dos colégios.

A unidade que atende ao Dona Marta vem demonstrando evolução. O IDE-Rio (índice da prefeitura que reúne indicadores de desempenho e aprovação dos estudantes) do colégio subiu de 2,4 para 2,9 entre 2009 e 2010. A escola atingiu a meta de melhoria estipulada pela Secretaria de Educação. Os professores foram contemplados com remuneração adicional.

De acordo com Ramos, está sendo estudada uma nova unidade que ficará no lugar da Joaquim Nabuco, para ser contemplada com o projeto. Nos locais pacificados, a intenção é desenvolver ações conjuntas com o programa UPP Social.