Título: Sarney: Ideli é até bem gordinha, não é bem fraquinha
Autor: Damé, Luiza; Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 05/08/2011, O País, p. 3

BRASÍLIA. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), foi um dos poucos ontem a não criticar abertamente as declarações de Nelson Jobim à revista "Piauí", mas cometeu uma gafe ao comentar o que o ex-ministro da Defesa disse sobre a ministra Ideli Salvatti. Jobim a chamara de "fraquinha".

- Eu não li ainda essas declarações, mas o que posso dizer é que o ministro Jobim é um homem muito experiente, muito equilibrado. Jamais faria um comentário que pudesse atingir as pessoas ou pudesse atingir o governo. Eu acho até que essa (declaração) não combina com a ministra Ideli, porque a Ideli é até bem gordinha, não é bem fraquinha - disparou Sarney.

Diante da repercussão de suas declarações, Sarney telefonou para Ideli. Alegou que não quis dizer que a considerava gordinha, mas fortinha, ou seja, o contrário de fraquinha. A ministra levou na esportiva e até riu da situação. Aproveitando a deixa de Sarney, outros peemedebistas fizeram brincadeiras sobre a situação de Jobim, que nos corredores do Congresso era chamado ontem de "Jo Bin Laden".