Título: PT de Ribeirão Preto acolhe algoz de Palocci
Autor: Suwwan, Leila
Fonte: O Globo, 04/08/2011, O País, p. 11

Juiz que presidiu processo contra ex-ministro deve ser o candidato a prefeito pelo partido

SÃO PAULO. Enquanto se mantém afastado da vida pública, o ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci perde espaço político em sua base político-eleitoral, Ribeirão Preto (SP). O PT municipal aprovou esta semana a filiação do juiz aposentado João Agnaldo Donizeti Gandini. Provável candidato petista a prefeito da cidade em 2012, Gandini presidiu o processo que acusou Palocci de improbidade administrativa na licitação de compra de cestas básicas, conhecido como o caso do "molho de tomate com ervilhas".

O PT de Ribeirão Preto cortejava Gandini há meses, mas chegou a anunciar que Palocci seria sondado para a candidatura, depois de deixar o governo Dilma Rousseff, na esteira das suspeitas de enriquecimento ilícito por tráfico de influência. Porém, o presidente do PT de Ribeirão Preto, Pedro Sampaio, não conseguiu contatar Palocci.

Gandini não chegou a julgar o caso do molho de tomate, e o PT local afirma que não há "incômodo" na situação. Palocci foi inocentado criminalmente pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2003, quando era ministro da Fazenda do governo Luiz Inácio Lula da Silva. No entanto, o Ministério Público ingressou com ação civil pública de improbidade contra Palocci em 2007, e o caso ainda está tramitando.

- Esse processo não criou nenhum incômodo entre petistas porque temos clareza que ele exerceu a função dele. Não é isso que está em discussão agora. O juiz teve uma atuação profissional, e isso não atrapalha a trajetória política - disse Sampaio. - Tentei falar com o Palocci, mas a informação que tive é que ele não tem intenções de entrar na política eleitoral.

Perguntada sobre a retomada da vida empresarial de Palocci, a assessoria de imprensa da Projeto Consultoria informou que o ex-ministro "está cumprindo quarentena após deixar o posto de ministro e só decidirá o que vai fazer depois desse período".

- A militância petista vê Palocci como liderança da cidade, e ele tem um forte apoio partidário na região. Todos os anos, é nossa tradição oferecer a ele os cargos que pretendemos disputar nas eleições seguintes - disse Sampaio. - Mas o Gandini é o candidato natural a prefeito e será um grande candidato. Ele tem um forte grupo de apoio e importante atuação com movimentos sociais da região. Estamos contentes por ele aceitar o convite do PT e agora vamos fazer um trabalho interno com os filiados.

Caso seja formalizado como candidato do PT em Ribeirão Preto, Gandini terá como adversária a atual prefeita, Darcy Vera (DEM), que deve acompanhar Gilberto Kassab em seu novo partido, o PSD.