Título: A Magna Carta e a Lei de Cameron
Autor:
Fonte: O Globo, 12/08/2011, O Mundo, p. 29

Os barões que em 1215 empurraram goela abaixo do rei João Sem Terra a Magna Carta ¿ primeiro documento na História com freios impostos pelos súditos aos poderes arbitrários de um soberano ¿ provavelmente veriam com desconfiança a ideia do premier David Cameron de censura às mídias sociais. Ciosos de suas liberdades individuais, os nobres ingleses garantiram, entre outras coisas, que nenhum novo imposto seria criado sem sua concordância e que ninguém seria preso senão de acordo com a lei. Nove séculos e muitas novas liberdades depois, o premier parece remar contra a corrente do Canal da Mancha, que sempre separou seu país do continente geográfica e, sobretudo, mentalmente.

¿ Sem dúvida que seria um contrassenso com a tradição histórica britânica ¿ diz o professor Williams Gonçalves, do curso de Relações Internacionais da Uerj. ¿ Uma coisa é pôr ordem nas ruas, outra é coibir os meios de comunicação.

Para o acadêmico, a cogitada censura seria uma ¿violentação do direito das pessoas de se comunicarem livremente¿.

¿ Isso só ressalta a dificuldade que os governos estão tendo de lidar com esses instrumentos eletrônicos de comunicação. É uma situação nova.