Título: Quanto mais cair, mais vou comprar
Autor: Neder, Vinicius
Fonte: O Globo, 12/08/2011, Economia, p. 22

Warren Buffett diz que está aproveitando oportunidades na Bolsa

BUFFETT: ¿NUNCA estive melhor¿

NOVA YORK. ¿Não há comparação entre medo e ganância¿, disse Warren Buffett ao telefone, na última terça-feira, ao editor da revista ¿Fortune¿ Andy Serwer, pouco depois de o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) anunciar que manteria as taxas de juros próximas a zero e o mercado de ações desabar. ¿O medo é instantâneo, penetrante e intenso. A ganância é mais lenta. O medo chega.¿ Para Buffett, não há tempo para o medo. Este é um momento para a ação. Ele está olhando para o mercado de ações ¿ e também para a venda de alguns papéis de sua companhia também. A Berkshire Hathaway está aproveitando as oportunidades do mercado para lucrar.

Se para a maioria o derretimento dos mercados gera temores, para Buffett é revigorante. E ele, afirma que nunca esteve melhor: ¿Porque quanto mais cair, mais eu vou comprar. Meu negócio é comprar¿. Sobre o rebaixamento da nota americana na última sexta-feira, ele fez uma ressalva:

¿Eles (as agências de rating) disseram há algum tempo que, se mudassem as avaliações sobre os governos, reduziriam as perspectivas de certas companhias de seguros, porque elas têm um monte de títulos dos governos¿.

A Berkshire Hathaway, afirmou Buffett, possui mais de US$40 bilhões de seu caixa em títulos de curto prazo do Tesouro.

¿Assim, como uma consequência, entendo, mas não concordo com isso, porque não concordo com o rebaixamento do Tesouro. O Tesouro dos EUA ainda são `AAA¿, e não há dúvidas de que vamos pagar os juros e o principal. Cada contrato será reembolsado. Nossos títulos são triplo `A¿. Nossa moeda, o dólar, não é triplo `A¿. Nossos títulos são.¿